2 Samuel 11
1 E ACONTECEO, que com a volta do anno, no tempo em que os reis sahem, David enviou a Joab, e a seus servos com elle, e a todo Israel, para que destruissem aos filhos de Ammon; e cercassem a Rabba: porem David se ficou em Jerusalem.
2 E aconteceo ao tempo da tarde, que David se levantou de seu leito, e andava passeando no eirado da casa real, e vio desdo eirado a huma mulher, que se estava lavando: e era esta mulher mui formosa de vista.
3 E enviou David, e perguntou por aquella mulher: e disserão, porventura não he esta Bathseba, filha de Eliam, mulher de Urias o Hetheo?
4 Então enviou David mensageiros, e a mandou trazer; e entrando ella a elle, deitou-se com ella, (e ja ella se tinha purificado de sua immundicia:) então se tornou para sua casa.
5 E a mulher concebeo: e enviou, e fez saber a David, e disse; prenhe estou.
6 Então enviou David a Joab, dizendo, envia-me a Urias o Hetheo: e Joab enviou a Urias a David.
7 Vindo pois Urias a elle, perguntou David, como ficava Joab, e como ficava o povo, e como hia com a guerra.
8 Depois disse David a Urias, descende a tua casa, e lava teus pés: e sahindo Urias da casa real, logo após elle sahio iguaria do Rei.
9 Porem Urias se deitou á porta da casa real, com todos os servos de seu Senhor: e não descendeo á sua casa.
10 E o fizérão saber a David, dizendo, Urias não descendeo a sua casa: então disse David a Urias, porventura não vens tu de caminho? porque não descendeste a tua casa?
11 E disse Urias a David; a Arca, e Israel, e Juda ficão em tendas; e Joab meu Senhor e os servos de meu Senhor estão em campo com arraial assentado; e entraria eu em minha casa, a comer e a beber, e a me deitar com minha mulher? vives tu, e vive tua alma, se tal fizer.
12 Então disse David a Urias, ficate tambem hoje aqui, e amanhã te despedirei: assim Urias se ficou em Jerusalem aquelle dia, e o seguinte.
13 E David convidou-o, e comeo e bebeo perante elle, e o embebedou: e á tarde sahio a deitar se em seu encosto com os servos de sen Senhor; porem não descendeo a sua casa.
14 E foi que, pela manhã David escreveo huma carta a Joab: e mandou lh`a por mão de Urias.
15 E escreveo na carta, dizendo: ponde a Urias em fronte da maior força da peleja; e retirai-vos de empós elle, para que seja ferido, e morra.
16 Aconteceo pois, que attentando Joab para a cidade, pos a Urias em o lugar, aonde sabia que havia homens valentes.
17 E sahindo os varões da cidade, e pelejando com Joab, cahirão alguns do povo, dos servos de David: e morreo tambem Urias o Hetheo.
18 Então enviou Joab, e fez saber a David todo o successo daquella peleja:
19 E mandou ao mensageiro, dizendo: como acabares de dizer a el rei todo o successo desta peleja:
20 E se he que el rei se encolerizar, e te disser, porque tanto vos chegastes a cidade a pelejar? não sabies vós, que havião de atirar do muro?
21 Quem ferio a Abimelech, filho de Jerubbeseth? não lançou huma mulher desdo muro hum pedaço de huma mó corredoura sobre elle, de que morreo em Thebes? porque vos chegaste? ao muro? então dirás, tambem teu serro Urias, o Hetheo he morto.
22 E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a David tudo, porque Joab o enviára.
23 E disse o mensageiro a David, na verdade que mais poderosos forão aquelles varões do que nós. e sahirãoa nós ao campo: porem nos fomos contra elles, até a entrada da porta.
24 Então os frecheiros atirarão contra teus servos desdo muro, e morrerão alguns dos servos d`el rei: e tambem teu servo Urias, o Hetheo he morto.
25 E disse David ao mensageiro, assim dirás a Joab, não te pareça isto mal em teus olhos; pois a espada assim consume a este, como a aquelle: esforça tua peleja contra a cidade, e a derroca: assim tu esforça-o.
26 Ouvindo pois a mulher de Urias, que Urias seu marido era morto, posse de dó por seu Senhor.
27 E passado o dó, enviou David, e a recolheo em sua casa, e foi-lhe por mulher, e pario-lhe hum filho: porem esta cousa que David fez, pareceo mal em olhos de Jehovah.