2 Samuel 24
1 E A ira de Jehovah se tomou a encender contra Israel: e incitou a David contra elles, dizendo; vai, conta a Israel e a Juda.
2 Disse pois o Bei a Joab, Maioral do arraial, ao qual tinha comsigo: agora rodea por todas as tribus de Israel, desde Dan até Berseba, e contai ao povo: para que saiba o numero do povo.
3 Então disse Joab ao Rei, ora, multiplique Jehovah teu Deos a este povo cem vezes tanto, quanto agora he, e os olhos d`el Rei meu Senhor o vejão: mas porque el Rei meu Senhor deseja este negocio?
4 Porem a palavra do Rei prevaleceo contra Joab, e contra os Maioraes do arraial: Joab pois sahio com os Maioraes do arraial, de diante da face d`el Rei, a contar o povo de Israel.
5 E passarão o Jordão: e posérão se em campo junto a Aroer, á mão direita da cidade, que está no meio do ribeiro de Gad, e junto a Jaezer.
6 E viérão a Gilead, e á terra baixa de Hodsi: tambem viérão até Dan-Jaan, e ao redor de Zidon.
7 E viérão á fortaleza de Tyro, e a todas as cidades dos Heveos e dos Cananeos: e sahirão para a banda do Sul de Juda, a Berseba.
8 Assim rodéarão por toda a terra: e a cabo de nove mezes, e vinte dias, tornarão a Jerusalém.
9 E Joab deu ao Rei a somma do numero do povo contado: e havia em Israel oito centos mil homens de guerra, que arrancavão espada; e os varões de Juda erão quinhentos mil varões.
10 E ? ??ração ferio a David, depois de haver contado ao povo: e disse David a Jehovah, muito pequei no que fiz; porem agora, Jehovah, peço-te que traspasses a iniquidade de teu servo; porque tenho feito mui loucamente.
11 Levantando-se pois David pela manhã; veio palavra de Jehovah ao Propheta Gad, Vidénte de David, dizendo.
12 Vai, e dize a David, assim diz Jehovah; tres cousas te offereço: escolhe te huma dellas, que te faça.
13 Veio pois Gad a David, e fez lh`o saber: e disse-lhe, queres que sete annos de fome te venhão a tua terra; ou que tres mezes fujas diante de teus inimigos, e elles te persigam; ou que tres dias haja peste em tua terra? attenta agora, e olha, com que reposta tornarei ao que me enviou.
14 Então disse David a Gad, estou em grande angustia: porem caiamos em mãos de Jehovah, porque muitas são suas misericordias; mas em maos de homens não caia eu.
15 Então enviou Jehovah peste em Israel, desde pela manhã até o tempo determinado: e desde Dan até Berseba, setenta mil homens do povo morrérão.
16 Estendendo pois o Anjo sua mão sobre Jerusalem, para a destruir, Jehovah se arrependeo d`aquelle mal; e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo; basta, agora retira tua mão; e o Anjo de Jehovah estava junto á eira de Arauna, o Jebuseo.
17 E vendo David ao Anjo, que feria ao povo, fallou a Jehovah, e disse; eis que eu eu pequei, e eu, eu iniquamente obrei; porem estas ovelhas que fizérão? seja pois tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.
18 E Gad veio aquelle mesmo dia a David: e disse-lhe, sube, levanta a Jehovah hum altar, na eira de Arauna o Jebuseo.
19 Assim David subio conforme á palavra de Gad, como Jehovah mandara.
20 E olhou Arauna, e vio ao rei e a seus servos vir a elle: sahio pois Arauna, e inclinou-se ao rei com a face em terra,
21 E isso Arauna, porque vem el-Rei meu Senhor a seu servo? e disse David, para comprar de ti esta eira, para edificar nella hum altar a Jehovah,paraque este castigo cesse de sobre o povo.
22 Então disse Arauna a David; tome, e offereça el-Rei meu Senhor o que bem parecer em seus olhos: eis ahi ahi bois para o holocausto, e o trilhos e o aparelho dos bois para a lenha.
23 Tudo isto deu Arauna o Rei ao Rei: disse mais Arauna ao Rei, Jehovah teu Deos tome prazer em ti.
24 Porem o Rei disse a Arauna, não, senão por certo preço de ti comprarei, porque de graça não afferecerei holocaustos a Jehovah meu Deos: assim David comprou a eira e os bois por cincoenta siclos de prata.
25 E edificou ali David a Jehovah hum altar, e offereceo holocaustos e offertas gratificas: assim Jehovah se aplacou para com a terra, e aquelle castigo cessou de sobre Israel.