2 Samuel 4
1 OUVINDO pois o filho de Saul, que Abner morrera em Hebron, as mãos se lhe affroxárão: e todo Israel pasmou.
2 E tinha o filho de Saul dous varões, Capitaens de tropas: e era o nome de hum Baena, e o nome do outro Rekab, filhos de Rimmon o Beerothita, dos filhos de Benjamin: porque tambem Beeroth se contava por de Benjamin.
3 E havião-se acolhido os Beerothitas a Gitthaim: e ali havião peregrinado até o dia de hoje.
4 E Jonathan, filho de Saul, tinha hum filho aleijado de ambos os pés: sendo de idade de cinco annos, quando as novas da desfeita de Saul e Jonathan viérão de Jizreel, e sua ama o tomou, e se acolheo: e foi que, apressando-se ella a fugir, elle cahio, e ficou coixo, e seu nome era Mephiboseth.
5 E forão os filhos de Rimmon o Beerothita, Rekab e Baena, e entrarão em casa de Isboseth, indo ja o dia encalmando: estando elle deitado a dormir ao meio dia.
6 E ali entrarão até o meio da casa, como que vinhão a tomar trigo; e o ferirão na quinta costella: e Rekab, e Baenã seu irmão se escaparão.
7 Porque entrarão em sua casa, estando elle na cama deitado em sua recamara; e o ferirão, e o matárão, e cortárão-lhe a cabeça: e tomando sua cabeça, forão-se toda a noite, caminhando pela campanha.
8 E trouxérão a cabeça de Isboseth a David a Hebron, e dissérão ao Rei, eis aqui a cabeça de Isboseth, filho de Saul teu inimigo, que te procurava a morte: assim Jehovah o dia de hoje a el Rei meu Senhor deu vingança de Saul, e de sua semente.
9 Porem respondendo David a Rekab, e a Baena seu irmão, filhos de Rimmon o Beerothita, disse-lhes: vive Jehovah, que redemio minha alma de toda ansia:
10 Que, pois a aquelle que me trouxe novas, dizendo; eis que Saul morto he; parecendo-lhe porem em seus olhos, que era como quem traz boas novas; eu logo lançei mão delle, e matei o em Tsiklag: cuidando elle que eu porisso lhe desse alviçaras:
11 Quanto mais, a impios varões, que matarão a hum varão justo em sua casa sobre sua cama: agora pois não requereria eu seu sangue de vossas mãos, e vos tiraria da terra?
12 E mandou David a seus mancebos, que os matassem; e cortárão-lhes os pés e as mãos, e os pendurarão sobre o tanque de Hebron: porem a cabeça de Isboseth tomarão, e a sepultarão na sepultura de Abner em Hebron.