1 Reis 9

1 SUCEDEO pois em acabando Salamão de edificar a casa de Jehovah, e a casa do Rei; e todo o desejo de Salamão, que lhe veio á vontade, fazer:

2 Que Jehovah tornou a aparecer a Salamão; como lhe aparecéra em Gibeon.

3 E Jehovah lhe disse, ouvi tua oração, e tua supplicação, que supplicando fizeste perante minha face: santifiquei a casa que edificaste,a fim de pôr ali meu nome para sempre: e meus olhos, e meu coração estarão ali todos os dias.

4 E se tu andares perante minha face, como andou David teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei; e guardares meus estatutos, e meus direitos:

5 Então confirmarei o throno de teu reino sobre Israel para sempre: como fallei ácerca de teu pai David, dizendo: varão te não faltará do throno de Israel.

6 Porem se vósoutros e vossos filhos em qualquer maneira vos apartardes de em pos de mim, e não guardardes meus mandamentos, e meus estatutos, que vos tenho proposto; mas fordes, e servirdes a outros deoses, e vos encurvardes perante elles.

7 Então destruirei a Israel da terra, que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei de minha face: e Israel será por ditado e mote, entre todos os povos.

8 E quanto a esta casa, que haverá sido exalçada, todo aquelle que por ella passar, pasmará e assobiará: e dirão, porque Jehovah assim fez a esta terra, e a esta casa?

9 E dirão, porquanto deixarão a Jehovah seu Deos, que a seus pais tirara da terra de Egypto, e se apegárão a deoses alheos, e se encurvarão perante elles, e os servirão: porisso trouxe Jehovah sobre elles todo este mal.

10 E sucedeo a cabo de vinte annos, que Salamão edificara as duas casas; a casa de Jehovah, e a casa do Rei:

11 (Para o que Hiram Rei de Tyro trouxéra a Salamão madeira de cedro e de faia, e ouro, segundo todo seu desejo ;) então deo o Rei Salamão a Hiram vinte cidades em terra de Galilea.

12 E sahio Hiram de Tyro a ver as cidades, que Salamão lhe déra: porem não forão boas em seus olhos.

13 Pelo que disse, que cidades são estas, que me déste, irmão meu? e chamárão-lhes, terra de Cabul, até o dia de hoje.

14 E enviára Hiram ao Rei cento e vinte talentos de ouro.

15 E esta he a causa do tributo, que impoz o Rei Salamão, pára edificar a casa de Jehovah, e sua casa e Milló, e o muro de Jerusalem: como tambem a Hasor. e a Megiddo, e a Gezer.

16 Porque Pharaó Rei de Egypto subira, e tomára a Gezer, e a queimara a fogo, e aos Cananeos, que moravão na cidade, matara: e a déra em dote a sua filha, mulher de Salamão.

17 Assim Salamão edificou a Gezer, e a baixa Beth-Horon.

18 E a Baalath, e a Thamor no deserto daquella terra:

19 E todas as cidades das muniçoens, que Salamão tinha, e as cidades dos carros, e as cidades dos cavalleiros: e o que o desejo de Salamão quiz edificar em Jerusalem, e no Libano, e em toda a terra de seu senhorio.

20 Quanto a todo o povo, que restou dos Amoreos, Hetheos, Pherezeos, Heveos, e Jebuseos, e que não erão dos filhos de Israel:

21 A seus filhos, que restárao depois delles na terra, aos quaes os filhos de Israel não pudérão por em interdito, Salamão os reduzio a tributo servil, até o dia de hoje.

22 Porem dos filhos de Israel não fez Salamão servo algum: porem erão homens de guerra, e seus criados, e seus Principes, e seus Capitaens, e Maioraes de seus carros, e seus cavalleiros,

23 Estes erão os Maioraes dos Officiaes, que estavão sobre a obra de Salamão, quinhentos e cincoenta, que mandavão o povo, que trabalhava na obra.

24 Subio porem a filha de Pharaó da cidade de David a sua casa, que lhe edificara; então edificou a Milió.

25 E offerecia Salamão tres vezes cada anno holocaustos e sacrificios gratificos sobre o Altar, que edificara a Jehovah, e queimava perfumes sobre o que estava perante a face de Jehovah: havendo acabado a casa.

26 Tambem o Rei Salamão fez naos em Eseon Geber, que está junto a Eloth, á praia do mar de Suph, na terra de Edom.

27 E mandou Hiram com aquellas naos a seus servos, marinheiros, que sabião do mar: com os servos de Salamão.

28 E viérão a Ophir, e tomárão de lá quatro centos e vinte talentos de ouro: e o trouxérão ao Rei Salamão.