2 Reis 20
1 NAQUELLES dias Ezechias enfermou de morte: e o Propheta Esaias, filho de Amos, veio a elle, e disse-lhe, assim diz Jehovah; Dispõe de tua casa: porque has de morrer, e não has de viver.
2 Então virou seu rosto para a parede: e orou a Jehovah, dizendo.
3 Ah Jehovah! sejas servido de lembrar-te de que andei perante tua face em verdade, e com inteiro coração, e fiz o que era recto em teus olhos: e chorou Ezechias muitissimo.
4 Succedeo pois que, não havendo Esaias ainda sahido do meio do pateo, palavra de Jehovah veio a elle, dizendo.
5 Torna-te, e dize a Ezechias, guia de meu povo, assim diz Jehovah, Deos de teu pai David; ouvi tua oração, e vi tuas lagrimas: eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás á casa de Jehovah.
6 E acrecentarei a teus dias quinze annos, e das mãos do Rei de Assyria te livrarei, e a esta cidade: e ampararei a esta cidade por amor de mim, e por amor de David meu servo.
7 Disse mais Esaias, tomai massa de figos: e a tomárão e a puzérão sobre a chaga; e elle sarou.
8 E Ezechias disséra a Esaias, qual he o sinal, de que Jehovah me haja de sarar? e de que ao terceiro dia haja de subir á casa de Jehovah?
9 E disse Esaias, Isto te será sinal de Jehovah, de que Jehovah cumprirá a palavra, que disse: passará a sombra dez graos a diante, ou tomará dez graos a tras?
10 Então disse Ezechias, facil cousa he declinar a sombra dez graos; não, mas a sombra torne dez graos a tras.
11 Então o Propheta Esaias clamou a Jehovah: e fez tornar a sombra dez graos a tras, pelos graos que tinha declinado nos graos de relegio de sol de Achaz.
12 Naquelle tempo enviou Berodac Baladan, filho de Baladan, Rei de Babylonia, cartas e hum presente a Ezechias: porque ouvira, que Ezechias estivéra enfermo.
13 E Ezechias lhes deu ouvidos, e mostrou-lhes toda a casa de seu thesouro. a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores unguentos, e sua casa de armas, e tudo quanto se achou em seus thesouros: cousa nenhuma houve, que lhes não mostrasse, nem em sua casa, nem em todo seu senhorio.
14 Então o Propheta Esaias veio ao Rei Ezechias: e disse-lhe, que dissérão aquelles varões, e d`onde viérão a ti? e disse Ezechias, de longes terras viérão, de Babylonia.
15 E disse elle, que virão em tua casa? e disse Ezechias, tudo quanto ha em minha casa, virão; cousa nenhuma ha em meus thesouros, que lhes não haja mostrado.
16 Então disse Esaias a Ezechias: ouve a palavra de Jehovah.
17 Eis que dias vem, em que tudo quanto houver em tua casa, e o que enthesourárão teus pais até o dia de hoje, será levado a Babylonia: nada ficará de resto, disse Jehovah.
18 E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e tu gerares, tomarão: para que sejão eunuchos no paço do Rei de Babylonia.
19 Então disse Ezechias a Esaias, Boa he a palavra de Jehovah, que disseste: disse mais, e pois não o seria? pois em meus dias haverá paz e verdade.
20 Ora o de mais dos successos de Ezechias, e todo seu poder, e como fez o viveiro, e o cano da agua, e trouxe agua á cidade: porventura não está escrito no livro das Chronicas dos Reis de Juda?
21 E Ezechias dormio com seus pais: e Manasse, seu filho, reinou em eu lugar.