2 Reis 21
1 DE doze annos de idade era Manasse, quando começou a reinar; e cincoenta e cinco annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mai, Hephsiba.
2 E fez o que parecia mal em olhos de Jehovah: conforme as abominações das gentes, que Jehovah desterrára de diante dos filhos de Israel, de suas possessões.
3 Porque tornou a edificar os altos, que Ezechias seu pai, destruira: e levantou altares a Baal; e fez hum idolo de bosque; como o que fizera Achab, Rei de Israel; e postrou-se perante todo o exercito dos ceos, e servio a estes.
4 E edificou altares na casa de Jehovah, de que Jehovah disséra, em Jerusalem porei meu nome.
5 Tambem edificou altares a todo o exercito dos ceos, em ambos os pateos da casa de Jehovah.
6 E até a seu filho fez passar pelo fogo, e usava de illusões, e era agoureiro, e ordenou adevinhos e feiticeiros: e proseguio em fazer mal em olhos de Jehovah, para o provocar a ira.
7 Tambem poz huma imagem de vulto do idolo de bosque, que fizéra, na casa de que Jehovah dissera a David e a Salamão seu filho, nesta casa e em Jerusalem, que escholhi de todas as tribus de Israel, porei meu nome para sempre.
8 E mais não proseguirei em mover o pé de Israel desta terra, que tenho dado a seus pais: tam somente que tenhão cuidado de fazer conforme a tudo o que lhes tenho mandado, e conforme a toda a Lei, que Moyses meu servo lhes mandou.
9 Porem não ouvirão: porque Manasse os fez errar, que fizerão peior que as gentes, que Jehovah destruira de diante dos filhos de Israel.
10 Então Jehovah fallou pelo ministerio de seus servos, os Prophetas, dizendo.
11 Porquanto Manasse, Rei de Juda, fez estas abominações, fazendo peior do que quanto fizérão os Amoreos, que antes delle forão; e até tambem a Juda fez peccar com seus deoses de esterco:
12 Porisso assim diz Jehovah Deos de Israel, eis que hei de trazer hum mal sobre Jerusalem e Juda, que qualquer que o ouvir, lhe retinão ambos os ouvidos.
13 E sobre Jerusalem puxarei o cordel de Samaria, e o prumo da casa de Achab: e alimparei a Jerusalem, como quem alimpa a escudela, a alimpa e vira sobre sua face.
14 E desampararei o resto de minha herança, e entregálos-hei em mãos de seus inimigos: e serão em roubo e despojo para todos seus inimigos.
15 Porquanto fizérão o que parecia mal em meus olhos, e me provocarão a ira: desdo dia que seus pais sahirão de Egypto, e até o dia de hoje.
16 De mais d`isto tambem Manasse derramou muitissimo sangue innocente, até que encheo a Jerusalem de cabo a cabo: de mais de seu peccado, com que fez peccar a Juda, fazendo o que parecia mal em olhos de Jehovah.
17 Quanto ao de mais dos successos de Manasse, e tudo quanto fez mais, e seu peccado, que peccou: porventura não está escrito no livro das Chronicas dos Reis de Juda?
18 E Manasse dormio com seus pais, e foi sepultado no jardim de sua casa, no jardim de Uza: e Amon seu filho, reinou em seu lugar.
19 De vinte e dous annos de idade era Amon, quando reinou, e dous annos reinou em Jerusalem: e era o nome de sua mai, Mesullemeth, filha de Harus, de Jotba.
20 E fez o que parecia mal em olhos do Jehovah: como fizera Manasse, seu pai.
21 Porque andou em todo o caminho, em que andára seu pai: e servio aos deoses de esterco, a que seu pai tinha servido, e postrou-se a elles.
22 Assim deixou a Jehovah, Deos de seus pais: e não andou no caminho de Jehovah.
23 E os servos de Amon conspirárão contra elle: e matárão ao Rei em sua casa.
24 Porem o povo da terra ferio a todos os que conspirárão contra o Rei Amon: e o povo da terra poz a Josias, seu filho, por Rei em seu lugar.
25 Quanto ao de mais dos successos de Amon, que fez: porventura não está escrito no livro das Chronicas dos Reis de Juda?
26 E o sepultárão em sua sepultura, no jardim de Uza: e Josias, seu filho, reinou em seu lugar.