2 Crônicas 1
1 E SALAMAO, filho de David se esforçou em seu reino: porque Jehovah seu Deos era com elle, e o magnificou grandissimamente.
2 E fallou Salamão a todo Israel, aos Maioraes de milhares, e das centenas, e aos Juizes, e a todos os Principes em todo Israel, cabeças dos pais.
3 E forão Salamão, e toda a congregação com elle, ao alto que estava em Gibeon: porque ali estava a tenda do ajuntamento de Deos, que Moyses, servo de Jehovah tinha feito no deserto.
4 (Mas David fizéra subir a Arca de Deos de Kirath-Jearim ao lugar que David lhe tinha aparelhado: porque lhe armara huma tenda em Jerusalem.)
5 Tambem o Altar de metal, que fizéra Besaleel filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do Tabernaculo de Jehovah: e Salamão e a congregação o visitavão.
6 E Salamão offereceo ali sacrifiicios, perante a face de Jehovah, sobre o Altar de metal, que estava na tenda do ajuntamento: e offereceo sobre elle mil holocaustos.
7 Naquella mesma noite Deos appareceo a Salamão: e disse-lhe, pede o que quizeres que eu te dê.
8 E Salamão disse a Deos, tu usaste de grande beneficencia com meu pai David: e a mim me fizeste Rei em seu lugar.
9 Agora pois Jehovah Deos, seja verdadeira tua palavra, dada a meu pai David: porque tu me fizeste reinar sobre hum povo copioso, como o pó da terra.
10 Dá-me pois agora sabedoria e sciencia, para que possa sahir e entrar perante este povo: porque quem poderia julgar a este teu tam grande povo?
11 Então Deos disse a Salamão, porquanto houve isto em teu coração, e não pediste riquezas, fazenda, ou honra, nem a morte de teus aborrecedores, nem tam pouco pediste muitos dias de vida: mas pediste para ti sabedoria e sciencia, para que pudesses julgar a meu povo, sobre que te puz por Rei:
12 Sabedoria e sciencia te são dadas: e tambem riquezas, e fazenda e honra te darei, qual nenhuns Reis antes de ti tiverão; e depois de ti taes não havera.
13 Assim Salamão se veio a Jerusalem do alto, que está em Gibeon, de diante da tenda do ajuntamento: e reinou sobre Israel.
14 E Salamão ajuntou carros e cavalleiros, e teve mil e quatro centos carros, e doze mil cavalleiros: e pélos nas cidades dos carros, e junto ao Rei em Jerusalem.
15 E fez o Rei que ouro e prata houvesse em Jerusalem, como pedras: e cedros em tanta abundancia, como moreiras bravas, que ha pelas campinas.
16 E o tirar dos cavallos, era o que Salamão tinha de Egypto: e quanto ao fio de linho, os mercadores do Rei tomavão o fio de linho pelo preço.
17 E fazião subir e sahir de Egypto cada carro por seis centos siclos de prata, e cada cavallo por cento e cincoenta: e assim por suas mãos os tiravão para todos os Reis dos Hetheos. e para os Reis de Syria.