2 Crônicas 30
1 DEPOIS disto Jehizkias enviou por todo Israel e Juda, e escreveo tambem cartas a Ephraim e a Manasse, que viessem á Casa de Jehovah a Jerusalem: para celebrarem a Pascoa a Jehovah, Deos de Israel.
2 Porque o Rei tivéra conselho com seus Maioraes, e com toda a Congregação em Jerusalem: para celebrarem a Pascoa no mez segundo.
3 Porque no mesmo tempo não a pudérão celebrar: porquanto os Sacerdotes se não santificarão bastantemente, e o povo se não ajuntára em Jerusalem.
4 E foi isto recto em olhos do Rei, e em olhos de toda a congregação.
5 E assentárão, que se faria passar pregão por todo Israel, desde Ber-Seba até Dan, para que viessem a celebrar a Pascoa a Jehovah, Deos de Israel, a Jerusalem: porque muitos a não tinhão celebrado, como estava escrito.
6 Forão pois os correos com as cartas da mão do Rei e de seus Principes, por todo Israel e Juda, e segundo o mandado do Rei, dizendo: filhos de Israel, convertei vos a Jehovah, Deos de Abraham, de Isaac, e de Israel; e elle se tornará aos que escaparão, e vos ficarão da mão dos Reis de Assyria.
7 E não sejais como vossos pais, e como vossos irmãos, que prevaricarão contra Jehovah, Deos de seus pais: pelo que os deu em assolação, como vedes.
8 Não endureçais agora vosso toutiço, como vossos pais: dai a mão a Jehovah, e vinde a seu Santuario, ao qual santificou para sempre, e servi a Jehovah vosso Deos; e o ardor de sua ira se desviará de vosoutros.
9 Porque em vos convertendo a Jehovah, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericordia perante os que os prendérão, e tornarão a esta terra: porque Jehovah vosso Deos lie piedoso e misericordioso, e não desviará a face de vós, se vos converterdes a elle.
10 Assim os correos forão passando de cidade em cidade, pela terra de Ephraim e Manasse, até Zebulon: porem rirão e zombárão-se delles.
11 Todavia alguns de Aser, e de Manasse, e de Zebulon, se humilhárão, e viérão a Jerusalem.
12 Tambem em Juda esteve a mão de Deos, dando-lhes hum mesmo coração: para fazerem o mandado do Rei e dos Principes, conforme a palavra de Jehovah.
13 E ajuntou-se em Jerusalem muito povo, para celebrar a festa dos asmos, no mez segundo: huma mui grande Congregação.
14 E levantárão-se, e tirárão os altares, que havia em Jerusalem: tambem tirarão todos os aviamentos de perfume, e os lançarão no ribeiro de Cedron.
15 Então degoláro a Pascoa aos catorze do mez: e os Sacerdotes e Levitas se envergonhárão e se santificarão, e trouxérão holocaustos á Casa de Jehovah.
16 E puzérão-se em sua estancia, segundo seu costume, conforme a Lei de Moyses varão de Deos: e os Sacerdotes espargião o sangue, tomando o da mão dos Levitas.
17 Porque havia huma multidão na Congregação, que se não tinha santificado: pelo que os Levitas tinhão cargo de degolarem os cordeiros da Pascoa por todo aquelle que não estava limpo, para o santificarem a Jehovah.
18 Porque multidão de povo, muitos de Ephraim e Manasse, Issaschar e Zebulon, se não tinhão purificado, e com tudo comérão a Pascoa, não como está escrito: porem Jehizkias orou por elles, dizendo; Jehovah, que he bom, faça reconciliação por aquelle.
19 O que endereçou seu coração, para buscar a Jehovah Deos, o Deos de seus pais: ainda que não segundo a purificação do Santuario.
20 E ouvio Jehovah a Jehizkias, e curou ao povo.
21 Assim que os filhos de Israel, que se acharão em Jerusalem, celebrarão a festa dos asmos sete dias com grande alegria: e os Levitas e os Sacerdotes louvavão a Jehovah de dia a dia, com instrumentos fortemente retinintes de Jehovah.
22 E Jehizkias fallou benignamente a todos os Levitas, que tinhão entendimento no bom conhecimento de Jehovah: e comérão as offertas da solemnidade por sete dias, offerecendo offertas gratificas, e louvando a Jehovah, Deos de seus pais.
23 E tendo toda a Congregação conselho, para celebrarem outros sete dias; celebrarão ainda sete dias com alegria.
24 Porque Jehizkias, Rei de Juda, apresentou á Congregação mil novilhos, e sete mil ovelhas; e os Principes apresentárão á Congregação mil novilhos, e diz mil ovelhas: e os Sacerdotes se santificarão em multidão.
25 E alegrárão-se toda Congregação de Juda, e os Sacerdotes e Levitas, e toda a Congregação de todos os que viérão de Israel: como tambem os estrangeiros que vierão da terra de Israel, e os que habitavão em Juda.
26 Assim que houve grande alegria em Jerusalem: porque desdos dias de Salamão, filho de David, Rei de Israel, tal não houve em Jerusalem.
27 Então os Sacerdotes Leviticos se levantárão, e abendiçoárão ao povo; e sua voz foi ouvida: porque sua oração chegou até sua santa habitação aos ceos.