2 Crônicas 32

1 DEPOIS destas cousas e sua confirmação, veio Sanherib, Rei de Assyria: e entrou em Juda, e poz se em campo contra as cidades fortes, e intentou de as separar para si.

2 Vendo pois Jehizkias, que Sanherib vinha, e sua face era para fazer guerra a Jerusalem.

3 Teve conselho com seus Principes e seus Herões, para tapar as fontes das aguas, que havia fora da cidade: e elles o ajudarão.

4 Porque muito povo se ajuntou, que tapou todas as fontes, como tambem ao ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: porque virião os Reis de Assyria, e acharião tantas aguas?

5 Assim que se fortificou, e edificou todo o muro quebrado, e até as torres o levantou, com outro muro por de fora; e fortificou a Millo na cidade de David: e fez armas e paveses em multidão.

6 E poz Maioraes de guerra sobre o povo: e ajuntou os a si na praça da porta da cidade, e fallou lhes conforme a seu coração, dizendo.

7 Esforçai-vos, e tende bom animo, não temais, nem vos espanteis, por causa do Rei de Assyria, mem por causa de toda a multidão, que está com elle: porque mais estão comnosco, do que com elle.

8 Com elle está o braço de carne, mas comnosco Jehovah nosso Deos, para ajudar-nos, e para guerrear nossas guerras: e o povo estribou sobre as palavras de Jehizkias, Rei de Juda.

9 Depois d`isto Sanherib, Rei de Assyria, enviou seus servos a Jerusalem; (elle porem estava diante de Lachis, com todo seu dominio:) a Jehizkias, Rei de Juda, e a todo Juda, que estava em Jerusalem, dizendo.

10 Assim diz Sanherib, Rei de Assyria: em que confiais vosoutros, que vos ficais na fortaleza em Jerusalem?

11 Porventura não vos incita Jehizkias, para morrerdes á fome e á sede, dizendo: Jehovah nosso Deos nos livrará das mãos do Rei de Assyria?

12 Não he Jehizkias o mesmo, que tirou seus altos e seus altares: e fallou a Juda e a Jerusalem, dizendo, diante do unico Altar vos postrareis, e sobre elle queimareis perfumes?

13 Não sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das terras? porventura pudérão em alguma maneira os deoses das nações daquellas terras livrar sua terra de minha mão?

14 Qual houve de todos os deoses daquellas nações, que meus pais destruirão, que pudesse livrar a seu povo de minha mão: para que vosso Deos vos possã livrar de minha mão?

15 Agora pois, não vos engane Jehizkias, nem vos incite assim, nem o creais; porque Deos nenhum de alguma nação, nem de algum reino, pode livrar a seu povo de minha mão, nem da mão de meus pais: quanto menos vosso deos vos poderá livrar de minha mão?

16 Tambem seus servos fallárão ainda mais contra Jehovah Deos, e contra Jehizkias seu servo.

17 Escreveo tambem cartas, para blasfemar a Jehovah Deos de Israel: e para fallar contra elle, dizendo; como osdeoses das nações das terras não livrárão a seu povo de minha mão, tam pouco o Deos de Jehizkias livrará a seu povo de minha mão.

18 E clamárão em alta voz em Judaico contra o povo de Jerusalem, que estava sobre o muro, para o atemorizarem, e o perturbarem: para tomarem a cidade.

19 E fallárão do Deos de Jerusalem, como dos deoses dos povos da terra, obra de mãos de homens.

20 Porem o Rei Jehizkias, e o Propheta Esaias, filho de Amos, orárão contra isso: e clamárão ao ceo.

21 Então Jehovah enviou hum Anjo, que destruio a todos os herões valentes, e aos Principes, e aos Maioraes no arraial do Rei de Assyria: e assim se tornou com vergonha de face a sua terra; e entrando na casa de seu Deos, os mesmos que sahirão de suas entranhas, o derribarão ali á espada.

22 Assim livrou Jehovah a Jehizkias, e aos moradores de Jerusalem, da mão de Sanherib Rei de Assyria, e da mão de todos: e guiou os doredor.

23 E muitos trazião a Jehovah presente a Jerusalem, e cousas preciosissimas a Jehizkias Rei de Juda: de modo que depois disto foi exalçado perante os olhos de todas as gentes.

24 Naquelles dias Jehizkias enfermou de morte: e orou a Jehovah; o qual lhe fallou, e lhe deu hum sinal miraculoso.

25 Mas não pagou Jehizkias conforme ao beneficio, que se lhe fez; porquanto seu coração se exalçou: pelo que veio grande indignação sobre elle, e sobre Juda e Jerusalem.

26 Porem Jehizkias se humilhou pela exaltação de seu coração, elle e os moradores de Jerusalem: e assim a grande indignação de Jehovah não veio sobre elles, nos dias de Jehizkias.

27 E teve Jehizkias riquezas e gloria em grande abundancia: e fez-se thesouros de prata, e de ouro, e de pedras preciosas, e de especiarias, e de escudos, e de todo aviamento digno de desejar.

28 Tambem despensas para as rendas do trigo, e mosto, e azeite: e estrebarias para toda sorte de bestas, e rebanhos de animaes cevados.

29 Fez-se tambem cidades, e possessões de ovelhas e vacas em multidão: porque Deos lhe deu muitissima fazenda.

30 Tambem o mesmo Jehizkia tapou o manancial superior das aguas de Gihon, e as encaminhou abaixo em direito do Oriente da cidade de David: porque Jehizkia prosperava em toda sua obra.

31 Porem com tudo por causa dos Embaixadores dos Principes de Babylonia, que enviárão a elle, a perguntarem pelo miraculoso sinal, que houvéra naquella terra, Deos o desamparou: para atentálo, para saber tudo em seu coração.

32 Quanto ao resto dos successos de Jehizkia, e suas beneficencias: eis que estão escritos na visão do Propheta Esaias, filho de Amos, e no livro dos Reis de Juda e Israel.

33 Edormio Jehizkia com seus pais, e o sepultárão no mais alto dos sepulcros dos filhos de David; e todo Juda e os moradores de Jerusalem lhe fizérão honras em sua morte: e Manasse seu filho, reinou em seu lugar.