2 Crônicas 33

1 DE doze annos de idade era Manasse, quando reinou: e cincoenta e cinco annos reinou em Jerusalem.

2 E fez o que parecia mal em olhos de Jehovah: conforme as abominações das gentes, que Jehovah lançara fora de diante dos filhos de Israel.

3 Porque tornou a edificar os altos, que Jehizkia seu pai derribara: e levantou Altares aos Baalins, e fez bosques, e postrou-se diante de todo o exercito dos ceos, e o servio.

4 E edificou Altares na casa de Jehovah: da qual Jehovah dissera; em Jerusalem estára meu nome por eternidade.

5 Edificou assim mesmo Altares a todo o exercito dos ceos, em ambos os patios da casa de Jehovah.

6 Elle tambem fez passar a seus filhos pelo fogo no valle do filho de Hinnom, e usou de adevinhações, e de agouros, e de feitiçarias, e ordenou adevinhos e encantadores: e fez muitissimo mal em olhos de Jehovah, para o provocar a ira.

7 Tambem poz huma imagem de vulto do idolo, que fizéra, na casa de Deos, da qual Deos dissera a David e a Salamão seu filho; nesta casa, em Jerusalem, que elegi de todas as tribus de Israel,porei meu nome para sempre.

8 E nunca mais ao pé de Israel farei desviar da terra, que ordenei a vossos pais: com tanto que tenhão cuidado de fazer tudo quanto lhes mandei, conforme a toda a lei, e estatutos, e direitos, dados pelo ministerio de Moyses.

9 Assim que Manasse tanto fez errar a Juda, e aos moradores de Jerusalem, que fizérão peior que as gentes, que Jehovah destruira de diante dos filhos de Israel.

10 Bemfallou Jehovah a Manasse, e a seu povo; porem não attentárão nisso.

11 Pelo que Jehovah trouxe sobre elles aos Maioraes de guerra, que o Rei de Assyria tinha, os quaes prendérão a Manasse entre os espinhos: e o amarrárão com duas cadeas de bronze, e o levárão a Babylonia.

12 E o angustiando elle, orou deveras a face de Jehovah seu Deos: e humilhou-se muito perante a face do Deos de seus pais.

13 E como lhe orou, aplacou-se para com elle, e ouvio seu supplicação, e o tornou a Jerusalem a seu reino: então conheceo Manasse, que Jehovahera Deos.

14 E depois d`isto edificou o muro de fora da cidade de David ao Occidente de Gihon, no valle, e á entrada da porta do pescado, e á roda até Ophel, e o levantou mui alto: tambem poz Maioraes de guerra em todas as cidades fortes de Juda.

15 E tirou da casa de Jehovah Os deoses estranhos, e oidolo, como tambem todos os altares, que edificara no monte da casa de Jehovah, e em Jerusalem: e os lançou fora da cidade.

16 E reparou ao Altar de Jehovah, e offereceo sobre elle offertas gratificas e de louvor: e mandou a Juda, que servissem a Jehovah, Deos de Israel.

17 Mas ainda o povo sacrificava nos altos, aindaqua a Jehovah seu Deos.

18 O resto pois dos successos de Manasse, e sua oração a seu Deos, e as palavras dos Vidéntes, que lhe fallárão em nome de Jehovah, Deos de Israel: eis que estão nos cucessos dos Reis de Israel.

19 E sua oração, e como Deos se aplacou para com elle, e todo seu peccado, e sua prevaricação, e os lugares aonde edificou altos, e poz bosques e imagens de vulto, antes que se humilhasse: eis que está escrito nos livros dos Videntes.

20 E dormio Manasse com seus pais, e o sepultárão em sua casa: e Amon, seu filho, reinou em seu lugar.

21 De idade de vinte e dous annos era Amon, quando reinou: e dous annos reinou em Jerusalem.

22 E fez o que parecia mal em olhos de Jehovah, como fizera Manasse seu pai: porque Amon sacrificou a todas as imagens de vulto, que Manasse seu pai fizéra, e servio-as.

23 Mas não se humilhou perante Jehovah, como Manasse seu pai se humilhára: antes o mesmo Amon multiplicou a culpa.

24 E seus servos conspirarão contra elle, e o matarão em sua casa.

25 Porem o povo da terra ferio a todos quantos conspirárão contra o Rei Amon: e o povo da terra fez reinar em seu lugar a Josias, seu filho.