Neemias 13

1 NAQUELLE dia se leo no livro de Moyses, perante os ouvidos do povo: e achou se escrito nelle, que Ammonitas e Moabitas eternamente não entrassem na congregação de Deos.

2 Porquanto não sahirão ao encontro aos filhos de Israel, com pão e agua: antes alugárão contra elles a Bileam para o amaldiçoar, ainda que nosso Deos converteo a maldição em bendição.

3 Succedeo pois que, ouvindo elles esta Lei, apartárão toda mistura de Israel.

4 E d`antes Eliasib Sacerdote, que presidia sobre a camara da casa de nosso Deos, se tinha aparentado com Tobias.

5 E fizera lhe huma camara grande, aonde d`antes se mettião as offertas de manjares, o incenso, e os vasos, e os dizimos de grão, de mosto, e de azeite, que se ordenárão para os Levitas, e cantores, e porteiros: como tambem a offerta alçadiça para os Sacerdotes.

6 Porem a tudo isto não estava eu em Jerusalem: porque aos trinta e dous annos de Artasasta, Rei de Babylonia, vim eu a ter com o Rei; mas a cabo de alguns dias, tornei a alcançar licença do Rei.

7 E vim a Jerusalem, e entendi o mal, que Eliasib fizera para Tobias, fazendo-lhe huma camara nos patios da casa de Deos.

8 O que muito me desagradou: pelo que lançei todas as alfaias da casa de Tobias fora da camara.

9 E mandando o eu purificárão as camaras: e tornei a trazer ali os vasos da casa de Deos, com as offertas de manjares, e o incenso.

10 Tambem entendi, que a parte dos Levitas se lhes não dava: de maneira que os Levitas e os cantores, que fazião a obra, se acolhérão cada qual á sua terra.

11 Então pelejei com os Magistrados, e disse, porque se desamparou a casa de Deos? porem eu os ajuntei, e os restaurei em seu posto.

12 Então todo Juda trouxe os dizimos do grão, e do mosto, e do azeitea os celleiros.

13 E por thesoureiros puz sobre os celleiros a Selemias o Sacerdote, e a Zadok o escrivão, e a Pedaias d`entre os Levitas; e á sua mão Hanan filho de Zacchur, o filho de Matthanias: porquanto por fieis os tinhão; e assim se lhes encarregou a elles a destribuição para seus irmãos.

14 Poristo, Deos meu, te lembra de mim: e não risques minhas beneficencias, que eu fiz á casa de meu Deos, e a suas guardas.

15 Naquelles dias vi em Juda aos que pisavão lagares em Sabbado, e trazião feixes, que carregavão sobre asnos; como tambem vinho, uvas, e figos, e todas as de mais cargas, que trazião a Jerusalem em dia de Sabbado: e protestei contra elles o dia que vendião mantimentos.

16 Tambem Tirios habitavão dentro, que trazião peixe, e toda mercadoria, que em Sabbado vendião aos filhos de Juda, e em Jerusalem.

17 Assim que pelejei com os nobres de Juda: e disse-lhes que mal he este que fazeis, e profanais ao dia do Sabbado?

18 Porventura não fizerão vossos pãis assim, e nosso Deos trouxe todo este mal sobre nos e sobre esta cidade? e vosoutros ainda mais acrecentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o Sabbado.

19 Succedeo pois que, dando as portas de Jerusalem já sombra antes do Sabbado, o mandando eu, as portas se fecharão; e mandei que as não abrissem até não passar o Sabbado: e puz a as portas alguns de meus moços: para que carga nenhuma entrasse em dia de Sabbado.

20 Então os bofarinheiros, e os vendedores de toda mercadoria passarão a noite fora de Jerusalem, huma ou duas vezes.

21 Assim que protestei contra elles, e lhes disse, porque passais a noite em fronte do muro? se outra vez o fizerdes, hei de pôr a mão em vosoutros: desdaquelle tempo não viérão em Sabbado.

22 Tambem disse aos Levitas, que se purificassem e viessem guardar as portas, para santificar o Sabbado: nisto tambem, Deos meu, te lembra de mim: e perdoa me segundo a multidão de tua benignidade.

23 Vi tambem naquellas dias Judeos, que tinhão casado com mulheres Asdodicas, Ammonitas, e Moabitas.

24 E seus filhos a metade fallavão Asdodico, e não podião fallar Judaico: senão segundo a lingoa de cada povo.

25 Assim que pelejei com elles, e os amaldiçoei, e espanqueei a alguns varões delles, e lhes arranquei os cabeillos: e os fiz jurar por Deos dizendo,que não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e que não mais tomareis de suas filhas nem para vossos filhos, nem para vos.

26 Porventura não peccou nisto Salamão Rei de Israel? não havendo entre muitas gentes Rei semelhante a elle, e sendo amado de Deos, e pondo o Deos por Rei sobre todo Israel: e com tudo as mulheres estranhas o fizerao peccar.

27 E dar-vos hiamos nos ouvidos, para fazer todo este mal tão grande, prevaricando contra nosso Deos, casando com mulheres estranhas?

28 Tambem hum dos filhos de Joiada, filho de Eliasib o summo pontífice, era genro de Saneballat o Horonita: pelo que o affugentei de mim.

29 Lembra-te delles, Deos meu: pois contaminàrão o Sacerdocio, como tambem a aliança do Sacerdocio e dos Levitas.

30 Assim os alimpei de todo estranho e ordenei as guardas dos Sacerdotes, e dos Levitas cada qual em sua obra.

31 Como tambem para com as offertas da lenha em tempos determinados, e para com as primicias: lembra te de mim, Deos meu, para bem.