Ester 5
1 SUCCEDEO pois, que ao dia terceiro Esther se vestio de vestidos Reais, e se poz no pateo de dentro da casa do Rei, em fronte do aposento do Rei: e o Rei estava assentado em seu throno Real, na casa Real em fronte da porta do aposento.
2 E foi que. vendo o Rei a Rainha Esther, que estava no pateo, alcançou graça em seus olhos, que o Rei apontou para Esther com o ceptro de ouro, que tinha em sua mão, e Esther chegou, e tocou a ponta do ceptro.
3 Então o Rei lhe disse, que he o que tens, Rainha Esther? ou qual he tua petição? até ametade do reino se te dará.
4 E disse Esther, se bem parecer a el Rei, venha el Rei e Haman hoje ao convite, que lhe tenho preparado.
5 Então disse o Rei, fazei apresurar a Haman, que faça o mandado de Esther: vindo pois o Rei e Haman ao convite, que Esther preparára.
6 Disse o Rei a Esther, no convite do vinho, qual he tua petição? e darse-te-há: e qual he teu petitorio? e se fará, ainda até ametade do reino.
7 Então respondeo Esther, e disse: minha petição e petitorio he,
8 Se achei graça em olhos d`el Rei, e se bem parecer a el Rei conceder me minha petição, e outorgar-me meu petitorio, venha el Rei com Haman ao convite, que lhes hei preparar, e á manhã farei conforme ao mandado d`el Rei.
9 Então sahio Haman aquelle dia alegre e de bom animo: porem vendo Haman a Mordechai á porta do Rei, e que não se levantára, nem se movera por elle, então Haman se encheo de furor contra Mordechai.
10 Porem Haman se refreou, e veiose a sua casa: e enviou, e mandou vir a seus amigos, e a Zeres sua mulher.
11 E contou-lhes Haman a gloria de suas riquezas, e a multidão de seus filhos, e tudo o em que o Rei o engrandecéra, e o em que o exalçara sobre os Principes e servos do Rei.
12 Disse mais Haman, tam pouco a Rainha Esther a ninguem fez vir com o Rei ao convite, que preparara, senão a mim: e ainda para á manhã estou convidado della juntamente com o Rei.
13 Porem tudo isto me não satisfaz: todo o tempo que vejo ao Judeo Mordechai assentado á porta do Rei.
14 Então lhe disse Zerés sua mulher, e todos seus amigos, faça se huma forca de cincoenta corados em alto, e á manhá dize ao Rei, que enforquem nella a Mordechai, e então entra com o Bei alegre ao convite: e este conselho bem pareceo a Haman, e mandou fazer a forca.