Salmos 40

1 [Psalmo de David, para o Cantor mór.] ESPERANDO esperei a Jehovah: e inclinou-se a mim, e ouvio meu clamor.

2 Tirou-me de hum lago de grande arroido, de hum lamaceiro de lodo: e poz meus pés sobre huma rocha; affirmou meus passos.

3 E poz em minha boca huma canção nova, hum hymno para nosso Deos: muitos o verão e temerão, e confiarão em Jehovah:

4 Bemaventurado o varão, que poem a Jehovah por sua confiança: e não attenta para os soberbos, e para os que se desvião á mentira.

5 Tu, Jehovah meu Deos, multiplicaste para com nosco tuas maravilhas e teus pensamentos: por ordem se não podem contar diante de ti: se eu os quiser denunciar e pronunciar, muitos mais são do que eu os possa contar.

6 De sacrificio e offerta de manjares te não agradaste, as orelhas me furaste; holocausto, nem expiação pelo peccado demandaste.

7 Então disse eu; eis que venho: no rolo do livro está escrito de mim.

8 Tenho desejo, ó meu Deos, de fazer tua vontade; e tua lei está no meio de minhas entranhas.

9 Denuncio justiça na grande congregração; eis que não retenho meus beiços: tu Jehovah O sabes.

10 Tua justiça não encubro em meio de meu coração; tua verdade e tua salvação apregoo: não escondo tua benignidade e tua fidelidade na grande congregação.

11 Tu Jehovah, não detenhas para comigo tuas misericordias: tua benignidade e tua fidelidade continuamente me guardem.

12 Porque males sem numero me rodeárão, minhas maldades me prendérão, e não as pode ver: muitas mais são do que os cabellos de minha cabeça, e meu coração me desamparou.

13 Sejas servido, Jehovah, de livrarme: Jehovah, apresura-te a minha ajuda.

14 Envergonhem-se, e confundão-se a huma, os que buscão minha alma para a destruirem: tornem-se a tras, e confundão-se, os que tomão prazer em meu mal.

15 Assolados sejão em pago de sua affronta, os que dizem de mim, ha, ha!

16 Folguem, e alegrem se em ti; todos aquelles que te buscão: digão continuamente os que amão tua salvação, magnificado seja Jehovah.

17 Bem estou eu miseravel e necessitado, porem o Senhor cuida de mim: minha ajuda e meu libertador es tu; ah meu Deos, não te detenhas.