Isaías 1
1 VISÃO de Esaias, filho de Amós, a qual vio sobre Judá e Jerusalem, em dias de Uzias, Jotham, Achaz, e Ezechias, Reis de Juda.
2 Ouvi ó Ceos, e apercebe os ouvidos tu terra, porque falia Jehovah: criei filhos e exalcei-os, mas elles prevaricárão contra mim.
3 O boi conhece a seu possessor, e o asno a manjadoura de seu Senhor: mas Israel não tem conhecimento, meu povo não entende.
4 Ai da gente peccadora, do povo carregado de iniquidade, da semente de malinos, dos filhos corruptores: deixarão a Jehovah, blasphemárão do Santo de Israel, retirárão-se para tras.
5 Para que ainda mais serieis castigados? ainda tanto mais vos rebellarieis: toda a cabeça está enferma, e todo o coração fraco.
6 Desda planta do pé atê a cabeça, não ha nelle cousa inteira, senão feridas, e inchaços, e chagas podres; não espremidas, nem vendadas, nem nenhuma d`ellas amollecida com azeite.
7 Vossa terra he huma assolação, vossas cidades estão postas a fogo: vossa terra os estranhos agastárão em vossa presença; e he huma assolação como a subversão por estranhos.
8 E a filha de Sião se ficou como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como a cidade cercada.
9 Se Jehovah dos exercitos nos não deixára algum pouco de resto: já como Sodóma seriamos, e semelhantes a Gomorra.
10 Ouvi a palavra de Jehovah, Vós superiores de Sodóma: apercebei os ouvidos a a Lei de nosso Deos, vos ó povo de Gomorra.
11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifiicios? diz Jehovah; já estou farto dos holocaustos de carneiros, e do sebo de animaes gordos: nem folgo com sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
12 Quando vindes a aparecer perante minha face: quem requereo isto de vossas mãos, que vissseis a pisar meus patios?
13 Não tragais mais offertas de balde; o perfume me he abominação: as luas novas, e os sabbados, e a convocação das congregações, não posso supportar: a iniquidade he, ate os dias de prohibição.
14 Vossas luas novas, e vossas solemnidades, as aborrece minha alma já me são pesadas: já estou cansado de as levar.
15 Pelo que quando estendeis vossas mãos, escondo meus olhos de vós, e até quando multiplicais a oração, não ouço: porque vossas mãos estão cheias de sangue.
16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos tratos de diante de meus olhos: cessai de mal fazerdes.
17 Aprendei a bem fazer, procurai o direito, ajudai ao oppresso: fazei justiça ao orphão, tratai da causa das viuvas.
18 Vinde então, e entremos em demanda, diz Jehovah: ainda que vossos peccados fossem como a grã, como a neve se embranquecerão; ainda que fossem vermelhos como o carmesim, se tomarão como a branca lã.
19 Se quizerdes, e ouvirdes: comeréis o bom desta terra.
20 Se he que porem recusardes, e fordes rebeldes: sereis devorados a a espada; porque a boca de Jehovah o disse.
21 Como se tornou a cidade fiel em rameira! cheia estava de juizo, justiça habitava nella; porem agora homicidas.
22 Tua prata se tornou em escorias: teu vinho se mesturou com agua.
23 Tens Principes são rebeldes, e companheiros dos ladrões, cada qual delles ama as peitas, e correm após os salarios: não fazem justiça ao orphão, e não chega perante elles a causa das viuvas.
24 Porquanto diz o Senhor, o Jehovah dos exercitos, o Possante Israel: ora pois, consolarei-me ácerca de meus adversarios, e vingarei-me de meus inimigos.
25 E tornarei contra ti minha mão, e purificarei a puro sabão tuas escorias: e tirarei te todo teu estanho.
26 E restituirei te a teus juizes, como de primeiro, e a teus conselheiros, como ao principio: e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.
27 Sião com juizo será redimida: e os tornados a ella, com justiça.
28 Mas para os transgressores e peccadores haverá juntamente quebrantamento: e os que deixarem a Jehovah, serão consumidos.
29 Porque, pelos carvalhos que cobiçastes, se confundirão: e pelas florestas que escolhestes, vos envergonhareis.
30 Porque sereis como o carvalho, a que lhe cahem as folhas: e como a floresta, que não tem agua.
31 E o forte se tornará em estopa, e seu artifice em faisca: e ambos arderão juntamente, e não haverá apagador.