Isaías 13
1 CARGA de Babylonia, que vio Esaias, filho de Amos.
2 Alçai huma bandeira sobre hum alto monte, levantai a voz a elles: movei a mão em alto, para que entrem pelas portas dos Principes.
3 Ja eu mandei a meus santificados: ja tambem chamei a meus herões para minha ira, os alegres de minha alteza.
4 Ja se ouve a voz de arroido sobre os montes, como de muito povo: voz de reboliço de reinos de gentes ja congregadas; Jehovah dos exercitos passa a mostra do exercito de guerra.
5 Já vem da terra de longe desdo cabo do ceo: assim Jehovah, como os instrumentos de sua indignação, para destruir toda aquella terra.
6 Huivai pois, porque o dia de Jehovah ja está perto: ja vem como assolação do Todopoderoso.
7 Pelo que todas as mãos se deleixarão: e o coração de todos os homens se derreterá.
8 E assombrar-se-hão, dores e ais os comprenderão, e se angustiarão, como mulher com dores de parto: cada qual se espantará de seu proximo, seus rostos serão rostos flameantes.
9 Eis que o dia de Jehovah vem horrendo, com furor e ira ardente: para pór a terra em assolação, e destruir os peccadores della.
10 Porque as estrellas dos ceos, e seus astros não luzirão com sua luz: o Sol se escurecerá em nascendo, e a Lua não resplandecerá com sua luz.
11 Porque visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os impios sua iniquidade: e farei cessar a arrogancia dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tirannos.
12 Farei que hum varão seja mais precioso que o ouro maciço, e hum homem mais que o ouro fino de Ophir.
13 Pelo que farei estremecer aos ceos, e a terra se moverá de seu lugar, por causa do furor de Jehovah dos exercitos, e por causa do dia de sua ardente ira.
14 E cada qual será como a corça acossada, e como a ovelha que ninguem recolhe: cada qual attentará para seu povo, e cada qual fugirá para sua terra.
15 Qualquer que for achado, será atravessado: e qualquer que se ajuntar com elle, cahirá á espada.
16 E suas crianças serão machucadas perante seus olhos: suas casas serão saqueadas, e suas mulheres forçadas.
17 Eis que eu despertarei contra elles aos Medos, que não farão caso de prata, nem tam pouco desejarão ouro.
18 Mas com seus arcos machucarão aos mancebos: e não se apiedarão do fruto do ventre; seu olho não perdoará aos filhos.
19 Assim será Babylonia, o ornamento dos Reinos, a gloria e a soberba dos Chaldeos, como Sodóma e Gomorra, quando Deos as trastornou.
20 Nunca mais haverá habitação nella, nem se habitará de geração em geração: nem o Arabio armará ali sua tenda, nem tam pouco os pastores ali farão suas malhadas.
21 Mas as bestas feras repousarão ali, e suas casas se encherão de horriveis animaes: e ali habitarão as abestruzinhas, e os demonios pularão ali.
22 E as bestas feras apuparão humas ás outras em seus vazios palacios, como tambem os dragões em seus palacios de prazer: pois bem perto ia vem chegando seu tempo, e seus dias se não prolongarão.