Isaías 43
1 POREM agora, assim diz Jehovah teu criador, o Jacob, e teu formador, ó Israel: não temas, porque eu te redemi; chamei-te por teu nome, meu es tu.
2 Quando passares pelas aguas, estarei comtigo; e pelos rios, não te soverterão: quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a flama te encenderá.
3 Porque eu sou Jehovah teu Deos, o Santo de Israel, teu Salvador: dei por teu resgate a Egypto, a Ethiopia, e a Seba, em teu lugar.
4 Em quanto foste precioso em meus olhos, tambem foste glorificado, e eu te amei: pelo que dei homens por ti, e povos por tua alma.
5 Não temas pois, porque estou comtigo: trarei tua semente desdo Oriente, e te ajuntarei desdo Occidente.
6 Direi ao Norte, dá; e ao Sul, não retenhas: trazei meus filhos de longe, e minhas filhas do fim da terra.
7 Todos os chamados de meu nome, e os que criei para minha gloria, os formei, e tambem os fiz.
8 Trazei ao povo cego, que tem olhos; e aos surdos, que tem ouvidos.
9 Todas as gentes se congreguem a huma, e os povos se conjuntem, a ver quem delles isto denuncie? ou nos faça ouvir as cousas dantes? produzão suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga; verdade he.
10 Vós sois minhas testemunhas, diz Jehovah; e meu servo, a quem elegi: para que o saibais, e me creais, e entendais que eu o mesmo sou, e que antes de mim Deos nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
11 Eu, eu sou Jehovah; e fora de mim não ha Salvador.
12 Eu annunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e Deos estranho não houve entre vosoutros, e vós sois minhas testemunhas, diz Jehovah, de que eu sou Deos.
13 Ainda antes que ouvesse dia, eu sou; e ninguem ha que possa fazer escapar de minhas mãos: obrando eu, quem o desviará.
14 Assim diz Jehovah teu Redemptor, o Santo de Israel: por amor de vosoutros enviei a Babyíonia, e a todos os fiz descender fugitivos, a saber, aos Chaldeos, nos navios em que jubilavão.
15 Eu sou Jehovah, vosso Santo: o Criador de Israel, vosso Rei.
16 Assim diz Jehovah, o que preparou no mar hum caminho; e nas aguas impetuosas huma vereda.
17 O que trouxe carros e cavallos, exercito e forças: todos juntamente cahirão, e nunca se levantarão: ja estão apagados, como hum pavio se apagarão.
18 Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas.
19 Eis que farei huma cousa nova, agora sahirá á luz: porventura não a sabereis? porque porei hum caminho no deserto, e rios no ermo.
20 Os animaes do campo me servirão, os dragões, e os filhos do avestruz: porque porei aguas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber a meu povo, meu eleito.
21 A este povo formei para mim, meu louvor relatarão.
22 Porem tu não me invocaste a mim, ó Jacob; quando te cansaste contra mim, ó Israel.
23 Não me trouxeste o gado miudo de teus holocaustos, nem me honraste com teus sacrificios: nem te fiz servir-me com presentes, nem te fadiguei com encenso.
24 Não me compraste por dinheiro cana aromatica, nem com a gordura de teus sacrificios me encheste: mas me déste trabalho com teus peccados, e me cansaste com tuas maldades.
25 Eu, eu sou, o que desfaço tuas transgressões por amor de mim: e de teus peccados me não lembro.
26 Faze-me lembrar, entremos em juizo juntamente: aponta tu tuas razões, para que te possas justificar.
27 Teu primeiro pai peccou; e teus expositores prevaricárão contra mim.
28 Pelo que profanarei aos Maioraes do Santuario; e porei em interdito a Jacob, e a Israel em oprobrio.