Isaías 49
1 OUVI-me ilhas, e escutai vós povos de longe: Jehovah me chamou desd`o ventre, desd`as entranhas de minha mai fez menção de meu nome.
2 E fez minha boca como huma espada aguda, com sombra de sua mão me cobrio: e me poz por frecha limpa, e me escondeo em sua aljava.
3 E me disse; meu servo es tu: e Israel aquelle, por quem hei de ser glorificado.
4 Porem eu disse; debalde tenho trabalhado, inutil e vãmente gastei minhas forças: todavia meu direito está perante Jehovah, e o meu salario perante meu Deos.
5 E agora diz Jehovah, que me formou desd`o ventre para si por servo, que lhe tornasse a Jacob; porem Israel não se deixará ajuntar: com tudo em os olhos de Jehovah serei glorificado, e meu Deos será minha força.
6 Disse mais; pouco he, que sejas meu servo, para restaurares as tribus de Jacob, e tornares a trazer os guardados em Israel: tambem te dei para luz das gentes, para seres minha salvação até o cabo da terra.
7 Assim diz Jehovah O Redemptor de Israel, seu Santo, a a alma desprezada, ao que a gente abomina, ao servo dos que dominão; Reis o verão, e se levantarão, tambem Principes, e a ti se inclinarão: por amor de Jehovah, que he fiel, e do Santo de Israel, que te elegeo.
8 Assim diz Jehovah; em tempo do agrado te ouvi, e no dia da salvação te ajudei: e te guardarei, e te darei por alliança do povo, para restaurares a terra, para fazer possuir em herança as herdades assoladas.
9 Para dizeres aos presos, Sahi; e aos que estão em trevas, aparecei: pastarão nos caminhos, e em todos lugares altos haverá seu pasto.
10 Nunca terão fome nem sede, nem a calma, nem o sol os affligirá: porque o que se compadece delles; os guiara, e os levará mansamente aos mananciaes das aguas.
11 E tornarei a todos meus montes em caminho: e minhas veredas serão levantadas.
12 Eis que estes virão de longe: e eis que aquelles do Norte, e do Occidente, e aquelloutros da terra Sinim.
13 Jubilai ó ceos, e alegra-te tu terra, e vos montes estalai com jubilos: porque ja Jehovah consolou a seu povo, e de seus afllictos se compadecerá.
14 Porem Sião diz: ia me desamparou Jehovah: e o Senhor se esqueceo de mim.
15 Porventura pode-se huma mulher tanto esquecer de seu filho que cria, que se não compadeça do filho de seu ventre? ora ainda que estas se esquecessem delles com tudo eu me não esquecerei de ti.
16 Eis que em ambas as palmas de minhas mãos te tenho impressa: teus muros estão continuamente perante mim.
17 Teus filhos apresuradamente virão: porem teus destruidores e teus assoladores se sahirão de ti.
18 Levanta teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntão, vem a ti: vivo eu, diz Jehovah, que de todos estes te vestirás, como de ornamento, e te cingiras delles, como noiva.
19 Porque em teus desertos e em teus lugares solitarios, e em tua terra destruida, agora te verás apertada de moradores, e os que te devoravão, se apartarão longe de ti.
20 E ainda até os filhos de tua orfandade dirão a teus ouvidos: mui estreito he para mim este lugar, aparta-te de mim, para que possa habitar nelle.
21 E diras em teu coração; quem a estes me gerou? pois eu estava desfilhada e solitaria: entrára em cativeiro, e me retirara; pois quem me criou a estes? eis que eu só fui deixada de resto? e estes aonde estavão?
22 Assim diz Senhor Jehovah; eis que levantarei minha mão a as gentes, e aos povos arvorarei minha bandeira: então trarão teus filhos nos braços, e tuas filhas serão levadas sobre os hombros.
23 E Reis serão teus Aios, e suas Princesas tuas amas; a ti se inclinarão com o rosto em terra, e lamberão o pó de teus pés: e saberás que eu sou Jehovah; que os que se atem a mim, não serão confundidos.
24 Porventura se tiraria a presa ao valente? ou os presos de hum iusto escaparião?
25 Porem assim diz Jehovah; Si, que os presos se tirarão ao valente, e a presa do tiranno escapará: porque eu contenderei com teus contendedores, e a teus filhos eu redimirei.
26 E sustentarei a teus oppressores com sua propria carne, e com seu proprio sangue se emborracharão, como com mosto: e toda carne saberá, que eu sou Jehovah teu Salvador, e teu Redemptor, o Possante de Jacob.