Isaías 66

1 ASSIM diz Jehovah; os ceos são meu throno, e a terra o escabello de meus pés: qual seria a casa que vosoutros me edificarieis? e qual seria o lugar de meu descanso?

2 Porque minha mão fez todas estas cousas, e todas estas cousas forão feitas, diz Jehovah; mas para aquelle attentarei, que he pobre e abatido de espirito, e treme de minha palavra.

3 Quem mata boi, fere homem; quem sacrifica cordeiro, degola cão; quem offerece presente, offerece sangue de porco; quem offerece perfume memorativo d`encenso, abençoa ao idolo: tambem estes escolhem seus proprios caminhos, e sua alma toma prazer em suas abominações.

4 Tambem eu escolherei o galardão de seus escarnios, e seus temores farei vir sobre elles; porquanto clamei, e ninguem respondeo, fallei, e não escutárão: mas fizérão o que parece mal em meus olhos, e escolherão o em que não tinha prazer.

5 Ouvi a palavra de Jehovah, os que tremeis de sua palavra: vossos irmãos, que vos aborrecem, e longe de si vos sepárão por amor de meu nome, dizem, glorifique se Jehovah; porem aparecerá para vossa alegria, e elles serão confundidos.

6 Huma voz de grande rumor haverá da cidade, huma voz do Templo, a voz de Jehovah, que dá o pago a seus inimigos.

7 Antes que estivesse de parto, pario: antes que lhe viessem as dores, lançou de si hum filho macho.

8 Quem já mais ouvio tal cousa? quem vio cousa semelhante? poderia se fazer parir huma terra em hum só dia? nasceria huma nação de huma só vez? mas já Sião esteve de parto, e já pario seus filhos.

9 Abriria eu a madre, e não geraria? diz Jehovah: geraria eu, e fecharme-hia? diz teu Deos.

10 Gozai-vos com Jerusalem, e alegrai-vos della, vós todos os que a amais: alegrai-vos com ella de alegria, todos os que pranteastes por ella.

11 Para que mameis, e vos farteis dos peitos de suas consolações: para que chupeis, e vos deleiteis com o resplandor de sua gloria.

12 Porque assim diz Jehovah, eis que estenderei sobre ella a paz como hum rio, e a gloria das gentes como hum ribeiro que tresborda, então maréis: ao colo vos trarão, e sobre os juelhos vos affagarão.

13 Como alguem a quem consola sua mai, assim eu vos consolarei; e em Jerusalem vos consolarão.

14 E o vereis, e alegrar-se-ha vosso coração, e vossos ossos reverdecerão como a erva tenra: então a mão de Jehovah será notoria a seus servos, e se indignará contra seus inimigos.

15 Porque eis que Jehovah virá com fogo, e seus carros como tufão de vento: para tornar sua ira em furor, e sua reprensão em chamas de fogo.

16 Porque com fogo, e com sua espada Jehovah entrará em juizo com toda carne: e os mortos de Jehovah serão multiplicados.

17 Os que se santificão, e se purificão nos hortos huns apos os outros, no meio delles; os que comem carne de porco, e abominação, e ratos: juntamente serão consumidos, diz Jehovah.

18 Suas obras, e seus pensamentos! tempo vem, em que ajuntarei todas as gentes e lingoas: e virão, e verão minha gloria.

19 E porei nelles hum sinal, e os que delles escaparem, enviarei a as gentes, a Tharsis, Pui, e Lud, frecheiros a Thubal e Javan: até as ilhas de mais longe, que não ouvirão minha fama, nem virão minha gloria; e annunciarão minha gloria entre as gentes.

20 E trarão a todos vossos irmãos dentre todas as gentes de presente a Jehovah, sobre cavallos, e em carros, e em andas, e em mulos, e em dromedarios, a meu santo monte, a Jerusalem, diz Jehovah: como quando os filhos de Israel trazem seus presentes em vasos limpos á casa de Jehovah.

21 E tambem delles tomarei a alguns para Sacerdotes, e para Levitas, diz Jehovah.

22 Porque como os ceos novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão perante minha face, diz Jehovah: assim tambem ha de estar vossa semente, e vosso nome.

23 E será que desde huma lua nova até a outra, e desde hum Sabbado até o outro, virá toda carne a adorar perante minha face, diz Jehovah.

24 E sahirão, e verão os corpos mortos dos varões, que prevaricárão contra mim: porque seu bicho nunca morrerá, nem seu fogo se apagará; e serão em horror á toda carne.