Isaías 7
1 SUCCEDEO pois em dias de Achaz filho de Jotham, filho de Uzias, Rei de Judá, que Resin Rei de Syria, e Pekah filho de Rêmalías, Rei de Israel, subirão a Jerusalem a guerrearem contra ella: porem pelejando nada puderão contra ella.
2 E denunciárão a a casa de David, dizendo: os Syrios repousão sobre Ephraim: então se commoveo seu coração, e o coração de seu povo, como se commovem as arvores do bosque com o vento.
3 Então disse Jehovah a Esaias, agora tu e teu filho Sear-Jasub, sahi ao encontro a Achaz, ao fim do canal do viveiro superior, ao caminho alto do campo do lavandeiro.
4 E dize-lhe, guarda-te, e repousa te; não temas, nem se enterneça teu coração por causa destes dous rabos de tições fumegantes: por causa do ardor da ira de Resin, e dos Syrios, e do filho de Remalias.
5 Porquanto o Syrio teve contra ti malino conselho, com Ephraim, e com o filho de Remalias, dizendo:
6 Vamos a subir contra Judá, e o molestemos, e o repartamos entre nós; e façamos reinar em meio delle por Rei o filho de Tabeal.
7 Assim diz o Senhor Deos: Assim não subsistirá, nem tampouco será.
8 Porem o cabeça de Syria será Damasco, e o cabeça de Damasco Resin: e dentro de sessenta e cinco annos Ephraim será quebrantado, e não serámais povo.
9 Entretanto cabeça de Ephraim será Samaria, e cabeça de Samaria o filho de Remalias: se o não crerdes, de veras não ficaréis firmes.
10 E proseguio Jehovah em fallara Achaz, dizendo:
11 Pede para ti hum sinal de Jehovah teu Deos; pede ou abaixo nas profundezas, ou pede ariba nas alturas.
12 Porem disse Achaz: Não o pedirei, nem attentarei a Jehovah.
13 Então disse: ouvi agora, ó casa de David: pouco vos he affadigardes aos homens, se ainda não affadigardes tambem a meu Deos?
14 Portanto o mesmo Senhor vos dará hum sinal; eisque huma virgem conceberá, e parirá hum filho, e seu nome chamará Immanuel.
15 Manteiga e mel comerá; até que elle saiba regeitar o mal, e escolher o bem.
16 Na verdade antes que este menino saiba regeitar o mal, e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada de seus dous Reis.
17 Porem Jehovah fará vir sobre ti, e sobre teu povo, e sobre a casa de teu pai, dias, quaes nunca viérão, desdo dia que Ephraim se desviou de Judá, pelo Rei de Assyria.
18 Porque ha de acontecer, que naquelle dia assoviará Jehovah a as moscas, que ha no fim dos rios de Egypto, e a as abelhas, que andão em terra de Assyria.
19 E virão, e pousarão todas nos valles desertos, e nas fendas das penhas, e em todos os çarçaes, e em todas as florestas.
20 Naquelle dia raspará o Senhor com huma navalha de aluguer que está d`alem do rio, com o Rei de Assyria, a cabeça, e os cabellos dos pés: e até a barba totalmente tirará.
21 E succederá naquelle dia, que crie alguem huma vaquinha, e duas ovelhas.
22 E será que por causa da abundancia do leite, que lhe derem, comerá manteiga: e manteiga e mel comerá todo aquelle, que ficar de resto no meio da terra.
23 Será tambem naquelle dia, que todo lugar, em que ouver mil vides, de mil moedas de prata, será para os espinhos, e para os cardos.
24 Que com arco e frechas se haverá de entrar nelle: porque toda a terra será espinhos e cardos.
25 E tambem todos os montes, que se costumão cavar com enxadas, se não irá a elles por causa do temor dos espinhos e dos cardos: porem servirão de enviarem a elles bois, e de os pisarem gado miudo.