Ezequiel 4

1 TU pois, ó filho do homem, toma te hum tiolo, e o poem perante tua face, e retrata nelle a cidade de Jerusalem.

2 E poem cerco contra ella, e edifica contra ella baluarte, e levanta tranqueira contra ella: e poem arraiais contra ella, e ordena contra ella vaivens do redor.

3 E tu toma-te huma sartã de ferro, e a poem por muro de ferro entre ti e entre a cidade: e endireita tua face contra ella, e assim será cercada, e a cercarás; isto servirá de sinal a a casa de Israel.

4 Tu tambem deita-te sobre tua ilharga esquerda, e poem a maldade da casa de Israel sobre ella: eonforme ao numero dos dias, que te deitares sobre ella, levarás suas maldades.

5 Porque eu já te tenho dado os annos de sua maldade, conforme ao numero dos dias, a saber trezentos e noventa dias: e levarás a maldade da casa de Israel.

6 E quando cumprires estes, tomarte-has a deitar sobre tua ilharga direita, e levarás a maldade da casa de Juda quarenta dias, cada hum dia te dei por cada hum anno.

7 Pelo que endereçarás tua face para com o cerco de Jerusalem, e teu braço descuberto: e prophetizarás contra ella.

8 E eis que porei sobre ti cordas: e não te virarás de tua huma ilharga, até a outra ilharga; até que não cumpras os dias de teu cerco.

9 E tu toma-te trigo e cevada, e favas, e lentilhas, e milho, e avêa, e os mete em hum vaso, e faze te delles pão: conforme ao numero dos dias, que tu te deitares sobre tua ilhanja; trezentos e noventa dias comerásdisso.

10 E tua comida; que has de comer, será de peso de vinte siclos cada dia: de tempo em tempo a comerás.

11 Tambem beberás a agua por medida, a saber, a seista parte de hum Hin: de tempo em tempo beberás.

12 E comerãs hum bolo de cevada: e o cozerás com o esterco que sahe do homem, perante seus olhos.

13 E disse Jehovah: assim comerão os filhos de Israel seu pão immundo, entre as gentes, entre as quaes os lançarei.

14 Então disse eu, ah Senhor. Jehovah, eis que minha alma não foi contaminada: porque nunca comi cousa morta, nem despedaçada, desde minha mocidade até agora; nem carne abominavel entrou em minha boca.

15 E disse-me, vê, tenho te dado bosta de vacas, em lugar de esterco de homem: e prepararás teu pão com ella.

16 Então me disse, filho do homem, eis que eu quebranto o bordão do pão em Jerusalem, e comerão o pão por peso, e com desgosto: e a agua beberão por medida e com espanto.

17 Para que o pão e a agua lhes falte, e se espantem nuns para os outros, e se cousumão em suas maldades.