Ezequiel 8

1 SUCCEDEO pois no seisto anno, no mez seisto, aos cinco do mez, estando eu assentado em minha casa, e os Anciãos de Juda estavão assentados perante minha face, que ali a mão do Senhor Jehovah cahio sobre mim.

2 E olhei, e eis aqui huma semelhança, ao parecer de fogo; desdo parecer de seus lombos, e para baixo, era fogo: e de seus lombos e para riba ao parecer de hum resplandor, como de cor de Ambar.

3 E estendeo a figura de huma mão, e tomou-me pelos cabellos de minha cabeça: e o Espirito levantou-me entre a terra e entre o ceo, e me trouxe a Jerusalem em visões de Deos, até a entrada da porta do pâteo de dentro, que olha para o Norte, aonde estava o assento da imagem dos ciumes, que provoca a ciumes.

4 E eis que a Gloria do Deos de Israel estava ali: conforme ao parecer, que eu tinha visto no vale.

5 E disse-me, filho do homem, levanta agora teus olhos para o caminho do Norte: e levantei meus olhos para o caminho do Norte; e eis que da banda do Norte, a a porta do altar, estava esta imagem de ciumes na entrada.

6 E disse-me, filho do homem, vês tu o que elles estão fazendo? as grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para alongar-me de meu Santuario? porem ainda tomarás a ver maiores abominações.

7 E levou-meaaportadopateo: então olhei, e eis que havia hum buraco na parede.

8 E disse-me, filho do homem, cava agora naquella parede: e cavei na parede, e eis que havia huma porta.

9 Então me disse, entra, e vê as malinas abominações, que elles fazem aqui.

10 E entrei, e olhei, e eis aqui toda figura de reptiles, e bestas abominaveis, e de todos deoses de esterco da casa de Israel, estavão pintados na parede do redor.

11 E setenta varões dos Anciãos da casa de Israel, com Jaazanias filho de Saphan, que estava em meio delles, estavão perante suas faces, e cada qual tinha seu encensario em sua mão: e huma espessa nuvem de perfume subia para riba.

12 Então me disse, viste porventura, filho do homem, o que os Anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada qual em suas pintadas camaras? porque dizem, Jehovah nos não vê, ja esamparou Jehovah a terra.

13 E disse-me, ainda tornarás a ver maioraes abominações, que estes fazem.

14 E levou-me a a entrada da porta da casa de Jehovah, que está da banda do Norte: e eis ali mulheres assentadas, que estavão chorando a Thammuz.

15 E disse-me, viste porventura isto, filho do homem? ainda tornarás a ver maiores abominações, que estas.

16 E levou-me ao pateo de mais a dentro da casa de Jehovah, e eis que estavão a a entrada do templo de Jehovah entre o portico e entre o altar, quasi vinte e cinco varões, com suas costas para o Templo de Jehovah, e seus rostos para o Oriente; e elles se prostravão para o Oriente ao Sol.

17 Então me disse, viste isto, filho do homem? ha porventura cousa de menos peso para a casa de Juda, do que fazer taes abominações, que fazem aqui? havendo enchido a terra de violencia, tornão-se a irritar-me; porque eis que elles metem ramo de vide a seus narizes.

18 Pelo que tambem eu usarei com elles de furor, meu olho não perdoará, nem me apiadarei: e ainda que gritem em meus ouvidos com grande voz, com tudo os não ouvirei.