Joel 2
1 TOCAI a bozina em Sião, e clamai em alta voz no monte de minha Santidade; perturbem se todos os moradores da terra: porque o dia de Jehovahvem, porque perto está.
2 Dia de trevas, e de escuridade, dia de nuvens e grossas trevas, como a alva espalhada sobre os montes: povo grande e poderoso, qual desd`antigo nunca houve, nem depois d`elle mais haverá, até em annos de muitas gerações.
3 Diante d`elle fogo consume, e tras d`elle flama arde: a terra diante d`elle he como horta de Eden, mas tras d`elle como deserto assolado, nem tão pouco d`delle pode escapar-se.
4 Seu parecer he como o parecer de cavallos: e correrão como cavalleiros.
5 Saltando irão como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes; como o soido da flama de fogo, que consume a pragana: como povo poderoso, ordenado para batalha.
6 Os povos estarão com dores de sua face; todas as caras se escolherão como panella.
7 Como hérões correrão; como homens de guerra subirão os muros: e irão cada qual em seus caminhos, e não torcerão suas veredas.
8 Tambem o hum não apertará a outro: irão cada qual em sua estrada: e ainda que cahirem sobre armas, com tudo não serião feridos.
9 Irão pela cidade, correrão pelos muros, subirão nas casas: pelas janellas entrarão como ladrão.
10 A terra se abala perante sua face, o ceo treme: o Sol e a Lua se ennegrecem, e as estrellas recolhem seu resplandor.
11 E Jehovah levanta sua voz diante de seu exercito: porque seu exercito he mui grande; porque poderoso he, fazendo sua palavra: porque o dia de Jehovah he grande e mui terrivel, e quem o supportará?
12 Ora pois tambem, falia Jehovah, convertei-vos a mim com todo vosso coração: e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 E rasgai vosso coração, e não vossos vestidos, e convertei-vos a Jehovah vosso Deos: porque he piedoso, e misericordioso, longanime, e grande em beneficencia, e se arrepende do mal.
14 Quem sabe? poderia volver-see arrepender-se: e deixar huma benção apos si, cm offerta de manjar e offerta de licor para Jehovah vosso Deos.
15 Tocai a bozina em Sião: santifi cai hum jejum, apregoai hum dia de prohibição.
16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os Anciãos, congregai os filhinhos, e os que mamão os peitos: o noivo saia de sua recamara, e a noiva de seu thalamo.
17 Os Sacerdotes, ministros de Jehovah, chorem entre o alpendre e o altar: e digão, poupa a teu povo, o Jehovah, e não entregues tua herança para oprobrio, para que as gentes se senhorearem d`ella; porque entre os povos dirião, aonde está seu Deos?
18 Então Jehovah terá ciumes de sua terra: e poupará a seu povo.
19 E Jehovah responderá, e dirá a seu povo; eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o oleo, e d`elles sereis fartados: e não mais vos entregarei para oprobrio entre as gentes.
20 E ao do Norte farei partir longe de vós, e lança-lo-hei em terra seca e deserta, sua face para o mar oriental, e seu fim para o mar trazeiro: e seu fedor subirá, e sua çugidade subirá; porque fez grandes cousas.
21 Não temas, ó terra; goza-te, e alegra-te; porque Jehovah fez grandezas.
22 Não temais, vós animaes do campo; porque os pastos do deserto reverecerão: porque o arvoredo dará seus frutos, a vide, e a figueira darão sua força.
23 E vós filhos de Sião, gozai-vos e alegrai-vos em Jehovah vosso Deos; porque elle vos dará o Doutor de justiça: e vos fará decer a chuva, a temporã e a tardia no primeiro mez.
24 E as eiras se encherão de trigo: e os lagares tresbordarão de mosto e oleo.
25 Assim recompensar-vos-hei os annos, que comeo o gafanhoto, o murrão, e o pulgão, e a oruga: meu grande exercito, que enviei entre vós.
26 E comereis abundantemente e até a fartura, e louvareis o Nome de Jehovah vosso Deos, que com vos tratou maravilhosamente: e meu povo não será envergonhado para sempre.
27 E vos sabereis, que eu estou no meio de Israel, e que eu sou Jehovah Vosso Deos, e ninguem mais: e meu povo nunca mais será envergonhado.
28 E depois será, que derramarei meu espirito sobre toda carne, e vossos filhos, e vossas filhas prophetizarão: vossos velhos sonharão sonhos, vossos mancebos verão visões.
29 E tambem sobre os servos, e sobre as servas, naquelles dias derramarei meu espirito.
30 E darei prodigios no ceo, e na terra: sangue, e fogo, e columnas de fogo.
31 O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e terrivel dia de Jehovah.
32 E será que todo aquelle que invocar o nome de Jehovah, será salvo: porque no monte de Sião, e em Jerusalem haverá escapula; assim como Jehovah tem dito; e isto, com os que ficarem de resto, aos quaes Jehovah chamará.