Obadias 1

1 VISÃO de Obadias: assim diz o Senhor Jehovah de Edom; ouvido temos a pregação de Jehovah; e embaixador foi enviado entre as gentes: levantai-vos, e levantemos-nos contra ella em peleja.

2 Eis que te fiz pequeno entre as gentes: tu es mui desprezado.

3 A arrogancia de teu coração te enganou; o que habita nas fendas das rochas, em sua alta morada: que diz em seu coração; quem me derribará á terra?

4 Se alçares como aguia, e puséres teu ninho entre as estrellas: d`ali te derribarei, diz Jehovah.

5 Se a ti viessem ladrões, ou roubadores de noite; (como es desarraigado!) porventura elles não furtassem quanto lhes bastar? se vindimadores viessem a ti, porventura elles não deixassem de resto hum rebusco? morrerão á espada: os que dizem; o mal não chegará a nós, nem nos encontrará.

6 Como os bens de Esau forão buscados, e seus escondidos thesouros esquadrinhados!

7 Todos teus confederados te levárão fora até os limites; os que gozão de tua paz, te enganarão, prevalecerão contra ti: os que comem teu pão, porão inchação entre ti, nelle não ha entendimento.

8 Não será naquelle dia, diz Jehovah, que farei perecer os sabios de Edom, e o entendimento da montanha de Esau.

9 Tambem teus Herões, ó Theman, estarão atemorizados: para que cada qual da montanha de Esau seja desarraigado pela matança.

10 Pela violencia feita a teu irmão Jacob, vergonha-te cubrirá: e serás desarraigado para sempre.

11 No dia em que estavas de fronte; no dia em que os forasteiros levarão preso seu exercito, e os estranhos entravão por suas portas, e lançavão sortes sobre Jerusalem; tu tambem eras como hum d`elles.

12 Então tu não havias de ver para o dia de teu irmão, o dia de seu alheamento; nem te alegrar sobre os filhos de Juda, no dia de sua ruina: nem dilatar tua boca, no dia da angustia:

13 Nem entrar pela porta de meu povo, no dia de sua perdição; nem tu tão pouco havias de ver para seu mal, no dia de sua perdição; nem estender tuas mãos contra seu exercito, no dia de sua perdição:

14 Nem te parar nas encruzilhadas, para desarraigares seus escapados: nem entregar seus residuos, no dia da angustia.

15 Porque o dia de Jehovah está perto, sobre todas as gentes: como tu fizeste, assim se fará a ti; tua recompensa tornará sobre tua cabeça.

16 Porque como vosoutros bebestes no monte de minha santidade; beberão tambem de contino todas as gentes: beberão é engolirão, e serão como se não fórão.

17 Porem no monte de Sião haverá escapula: e elle será santidade: e os da casa de Jacob hereditariamente possuirão suas herdades.

18 E a casa de Jacob será fogo, e a casa de Joseph flama, e a casa de Esau palha; e se encenderão contra elles, e os consumirão: assim que ninguem mais restará da casa de Esau, porque Jehovah O fallou.

19 E os do Sul hereditariamente possuirão a montanha de Esau, e os das prainuras aos Philisteos: possuirão tambem hereditariamente os campos de Ephraim, e os campos de Samaria: e Benjamin a Gilead.

20 E os levados presos d`este exercito dos filhos de Israel, o que era dos Cananitas, até Zarphad; e os levados presos de Jerusalem, o que está em Zepharad: as cidades do sul possuirão hereditariamente.

21 E levantar-se-hão Salvadores no monte de Sião, para julgarem a montanha de Esau: e o reino será de Jehovah.

Obadias