Naum 2

1 O DESBARATADOR sube contra roa face, guarda a fortaleza, attenta para o caminho, esforça os lombos, fortalece muito á força.

2 Porque Jehovah desviou a soberba de Jacob, com a soberba de Israel, porque os vazadores os vazarão, ecorromperão seus sarmentos.

3 Os escudos de seus herões são feitos vermelhos, os varões valentes andão vestidos de grã, os carros estão no fogo das fachas, no dia em que se aparelha, e as lanças se sacudem.

4 Os carros fazem roido pelos bairos, vagueão pelas ruas: seu parecer he como fachas, discorrem como relampagos.

5 Lembrar-se-ha de seus illustres, elles porem tropeçarão em seu andar: apressar-se-hão a seu muro, quando o amparo será aparelhado.

6 As portas dos rios se abrirão, e o palacio derreter-se-ha.

7 E Husab será levada presa, mandar-se-ha que adiante, e suas virgens a acompanharão, como com voz de pombas, batendo seus peitos.

8 Ninive bem he como tanque de aguas, desdos dias que foi, porem eles fugirão: parai, parai, chamar-se-há, mas ninguem olhará para tras.

9 Roubai prata, roubai ouro, porque não ha fim de provimento, da gloria de toda sorte de vasos desejados.

10 Vazada, ja vazada está, esgotada, e seu coração se desmaia, e os joelhos tremem, e em todos os lombos hadór. e os rostos de todos elles se encolhem como panella.

11 Aonde está agora a morada dos leões, e aquelle pasto dos leãozinhos? em que passeava o leão, o leão velho, e o filho de leão, e não havia quem os espantava.

12 O leão que assaz roubava para seus filhos, e affogava para suas leoas velhas, que enchia suas cavernas de presa, e sua morada de roubo.

13 Eis que eu, diz Jehovah dos exercitos, a ti venho, e queimarei a seus carros com fumo, e a espada consumirá a teus leãozinhos, e desarraigarei a tua preza da terra, e a voz de teus embaixadores não mais será ouvida.