Habacuque 1
1 CARGA que vio o Propheta Habacuc.
2 Até quando, Jehovah, eu grito, e não houves? ate quando clamo a ti, violencia, e não salvas?
3 Porque razão me fazes vêr iniquidade, e vês a vexação? porque assolação e violencia está em fronte de mim, e contenda ha, e se levanta litigio.
4 Pelo que a lei se deixa, e o juizo nunca sane: porquanto o impio cerca ao justo, o juizo sahe torcido.
5 Vede entre as gentes, e attentai, e espantai-vos, espantai-vos, porque obro huma obra em vossos dias, que não crereis, quando se contará.
6 Porque eis que desperto os Chaldeos, povo amargo e ligeiro, que passa pelas larguras da terra, para possuir em herança moradas, que não são suas.
7 Horrivel e terrivel he: seu direito e sua alteza sahe delle mesmo.
8 Porque seus cavallos são mais ligeiros, que os Leopardos, e mais agudos que os lobos de tarde, e seus cavalleiros se espargem: seus cavalleiros virão de longe, voarão como aguias, que se apressão á comida.
9 Totalmente virá para violencia, o que sorverão com seus rostos, levarão para o Oriente, e congregará os cativos como area.
10 E escarnecerá dos Reis, e os Principes lhe serão zombaria: elle se rirá de todas as fortalezas, porque amontoará pó, e as tomará.
11 Então mudará o espirito, e traspassar, e se fara culpado, tendo esta sua força por seu Deos.
12 Porventura não es tu desde antigo Jehovah Deos meu, meu Santo? nos não morrerémos: ó Jehovah, para juizo o puzeste, e ó Rocha, para castigar o fundaste.
13 Tu es mais puro de olhos, do que possas ver o mal, e a vexação não podes contemplar: porque attentarias para os que tratão aleivosamente? porque serias callado, quando o impio devora ao que mais justo he que elle?
14 E porque farias os homens como os peixes do mar? como os animaes reptiles, que não tem ensenhoreador?
15 Elle a todos tira com o anzol, em sua naça os ajunta, e os colhe em sua rede: pelo que se goza e se alegra.
16 Porisso sacrifica a sua naça, e perfuma a sua rede: porque com ellas se engordou sua porção, e seu manjar se engrossou.
17 Vazará pois porisso sempre sua naça? nem poupará de matar os povos continuamente?