Zacarias 11

1 ABRE tuas portas, ó Libano, para que o fogo consuma teus cedros.

2 Huivai, ó faias, porquanto os cedros cahirão, porquanto estas excellentes arvores são assoladas: huivai, ó carvalhos de Basan, porquanto o bosque forte he derribado.

3 Voz de huivo dos Pastores se ouve, porquanto sua gloria he assolada: voz de bramido dos filhos de leões, porquanto a soberba do Jordão he assolada.

4 Assim diz Jehovah meu Deos, apascenta estas ovelhas de matança.

5 Cujos possessores as matão, e o não tem por culpa: e cada qual daquelles que as vende, diz, louvado seja Jehovah, de que estou enriquecido, e ninguem daquelles, que as apascenta, as poupa.

6 Certamente não mais pouparei a os moradores desta terra, falia Jehovah: mas eis que, entregarei os homens, cada qual na mão de seu proximo, e na mão de seu rei, e esmiuçarão a esta terra, e eu não os livrarei de sua mão.

7 Pelo que eu apascentei estas ovelhas de matança, porquanto são ovelhas coitadas: e me tomei duas varas, a numa chamei Suavidade, e a outrachamei Conjuntadores, e apascentei as ovelhas.

8 E cortei tres pastores em hum mez, porque minha alma se enfadara deites, e tambem sua alma se anojou de mim.

9 E eu disse; não mais vos apascentarei: o que morrer, morra, e o que for cortado, seja cortado, e as que ficárem de resto, huma traga a carne da outra.

10 E tomei minha vara Suavidade, e a quebrai.tei, aniquilando meu concerto, o que tinha estabelecido com todos estes povos.

11 Assim foi aniquilado naquelle dia, e assim as coitadas entre as ovelhas, que me aguardavão, reconhecérão, que isto era a palavra de Jehovah.

12 Porque eu lhes tinha dito, se parece bem em vossos olhos, trazei meu salario, e se não, deixai-o; e pesarão meu salario, trinta moedas de prata.

13 Jehovah pois me disse, lança as pelo oleiro, preço excellente com que elles me apreçarão: e tomei as trinta moedas de prata, e as lançei na casa de Jehovah pelo oleiro.

14 Então quebrei minha segunda vara Conjuntadores,aniquilando a irmandade entre Juda, e entre Israel.

15 Mais Jehovah me disse, toma-te ainda o instrumento de hum Pastor louco.

16 Porque eis que, despertarei hum pastor nesta terra, que não visitará o que esta cortado, não buscará o tenro, e não sarará o quebrantado; nem carretará o que para: mas comerá a carne do gordo, e despedaçará suas unhas.

17 Ai do pastor de nada, do desamparador do rebanho, a espada ira sobre seu braço, e sobre seu olho direito, seu braço secando se secará, e seu olho direito escurecendo se será escurecido.