Malaquias 3

1 EIS que eu envio meu Anjo, que aparelhará o caminho perante minha face: e de repente virá a seu Templo o Senhor, a quem vosoutros buscais, a saber, o Anjo do concerto, em quem tendes prazer; eis que vem, diz Jehovah dos exercitos.

2 Mas quem soportará o dia de sua vinda? e quem persistirá, quando elle apparecer? porque elle será como o fogo do ourivez, e como sabão dos lavandeiras.

3 E assentar-se-ha, affinando e purificando a prata, e purgará os filhos de Levi, e os affinará como ouro, e como prata: então a Jehovah trarão offerta de manjar em justiça.

4 E a offerta de manjar de Juda, e Jerusalem será suave a Jehovah, como nos dias antigos, e como nos annos primeiros.

5 E chegar-me-hei a vosoutros para juizo, e serei testemunha ligeira contra os feiticeiros, e contra os adulteros, e contra os que jurão falsamente, e contra os que forçadamente detem o salario dos jornaleiros, que pervertem o direito da viuva, e do orfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz Jehovah dos exercitos.

6 Porque eu Jehovah não me mudo: porisso vós, ó filhos de Jacob, não sois consumidos.

7 Desdos dias de vossos pais vos des viastes de meus estatutos, e não os guardastes: tornai-vos a mim, e tornar-me-hei a vosoutros, diz Jehovah dos exercitos: mas vós dizeis, em que havemos de tornar?

8 Roubará o homem a Deos? vós pois me roubais, e dizeis, em que te roubamos; em os dizimos e offertas alçadiças.

9 Com maldição sois malditos, porquanto me roubais, toda a nação.

10 Trazei todos os dizimos na casa do thesouro, para que haja mantimento em minha casa, e provai-me nisto, diz Jehovah dos exercitos, se eu então não vos abrirei as janellas do ceo, e vos derramarei a benção, assim que os celleiros não bastarão.

11 E por causa de vosoutros redarguirei ao comilão, para que não vos corrompa o fruto da terra: e a vide no campo vos não será esteril, diz Jehovah dos exercitos.

12 E todas as gentes vos chamarão bemaventurados: porque vosoutros sereis terra deleitosa, diz Jehovah dos exercitos.

13 Vossas palavras prevalecérão contra mim, diz Jehovah: mas vós dizeis, que temos fallado contra ti?

14 Vos dizeis, debalde he servir a Deos: porque que nos aproveita, que temos cuidado de sua guarda? e que andamos vestidos de preto perante a face de Jehovah dos exercitos.

15 Ora pois, nos estimamos bemaventurados os soberbos: tambem os que fazem impiedade, se edifição; tambem tentão a Jehovah, e escapão.

16 Então aquelles, que temem a Jehovah, fallão cada qual a seu proximo: todavia Jehovah O advirte e ouve; e ha hum memorial escrito diante de sua face, para os que temem a Jehovah, e para os que se lembrão de seu nome.

17 E elles, diz Jehovah dos exercitos, naquelle dia que farei, me serão huma propriedade: e os pouparei, como o varão poupa a seu filho, que lhe serve.

18 Então vereis outra vez a diffirença entre o justo e o impio: entre o que serve a Deos, e o que lhe não serve.