Números 13
1 E fallou Jehovah a Moyses, dizendo:
2 Envia-te varões, que espiem a terra de Canaan, que eu hei de dar aos filhos de Israel: de cada tribu de seus pais enviareis hum varão, sendo cada qual Maioral entre elles.
3 E enviou os Moyses do deserto de Paran segundo o dito de Jehovah: todos aquelle varões erão cabeças dos filhos de Israel.
4 E estes são seus nomes: Da tribu de Ruben, Sammua filho de Saccur.
5 Da tribu de Simeon, Saphath filho de Hori.
6 Da tribu de Juda, Caleb filho de Jephunne.
7 Da tribu de Issaschar, Jigeal, filho de Joseph.
8 Da tribu de Ephraim, Hosea filho de Nun.
9 Da tribu de Benjamin, Palti filho de Raphu.
10 Da tribu de Zebulon, Gaddiel filho de Sodi.
11 Da tribu de Joseph, pela tribu de Manasse, Gaddi filho de Susi.
12 Da tribu de Dan, Ammiel filho de Gemalli.
13 Da tribu de Aser, Sethur filho de Michael.
14 Da tribu de Naphtali, Nahbi filho de Vophsi.
15 Da tribu de Gad, Guel filho de Machi.
16 Estes são os nomes dos varões, que Moyses enviou a espiar aquella terra: e a Hosea filho de Nun, Moyses chamou Josue.
17 Enviou-os pois Moyses a espiar a terra de Canaan: e disse-lhes: subi por aqui para a banda do Sul, e subi á montanha.
18 E vede qual seja a terra e o povo, que nella habita; se he forte ou fraco; se pouco ou muito.
19 E qual seja a terra em que habita, se boa ou má: e quaes sejão as cidades em que habita; ou em arraiaes, ou em fortalezas.
20 Tambem qual seja a terra, se grossa ou magra; se nella ha arvores, ou não: e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra: e erão aquelles dias os dias das primicias das uvas.
21 Assim se partirão, e espiárão a terra desdo deserto de Zin até Rehob á entrada de Hamath.
22 E subirão para a banda do Sul, e vierão até Hebron; e estavão ali Ahiman, Sesai, e Talmai, filhos de Enac: e Hebron foi edificada sete annos antes de Zoan em Egypto.
23 Depois vierão até o valle de Escol, e dali cortarão hum ramo de vide com hum cacho de uvas, que trouxerão dous sobre huma verga: como tambem das romãs e dos figos.
24 Chamarão a aquelle lugar, o valle de Escol, por causa do cacho que dali cortarão os filhos de Israel.
25 Depois se tornárão de espiar a terra, a cabo de quarenta dias.
26 E caminharão, e vierão a Moyses e a Aaron, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Paran, a Cades, e tornárão a trazer reposta a elles, e a toda a congregação, e mostrárão-lhes o fruto da terra.
27 E contárão-lhe e disserão: fomos nós á terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este he seu fruito.
28 Salvo que o povo que habita nesta terra, he poderoso, e as cidades fortes, e mui grandes; e tambem ali vimos os filhos de Enac.
29 Os Amalequitas habitão na terra do Sul; porem os Hetheos, e os Jebuseos, e os Amoreos habitão na montanha: e os Cananeos habitão junto ao mar, e á praia do Jordão.
30 Então Caleb fez callar o povo perante Moyses, e disse: subamos animosamente, e a possuamos em herança; porque prevalecendo prevaleceremos contra ella.
31 Porem os varões que com elle subirão disserão: não poderemos subir contra aquelle povo, porque he mais forte que nós.
32 E infamárão a terra que tinhão espiado para com os filhos de Israel, dizendo: a terra pela qual passamos a espiála, he terra que consume seus moradores; e todo o povo que vimos no meio della, são homens de grande estatura.
33 Tambem vimos ali gigantes filhos de Enac, dos gigantes: e eramos em nossos olhos como gafanhotos, e assim tambem eramos em seus olhos.