Josué 11
1 SUCCEDEO depois d`isto, que, ouvindo-o Jabin rei de Hazor, enviou a Jobab rei de Madon, e ao rei de Simron, e ao rei de Achsaph.
2 E aos reis, que estavão ao Norte, nas montanhas, e nas campanhas ao Sul de Chinneroth, e nas prainuras, e em Naphoth-Dor, da banda do mar.
3 Ao Cananeo ao Oriente, e ao Occidente; e ao Amoreo, e ao Hetheo, e ao Pherezeo, e ao Jebuseo nas montanhas: e ao Heveo abaixo de Hermon, na terra de Mispa.
4 Sahírão pois estes, e todos seus exercitos com elles, muito povo, como a area, que está na praia do mar em multidão: e muitissimos e carros.
5 Todos estes reis se ajuntárão, e vierão, e juntamente se alojárão-a as aguas de Merom, para pelejarem contra Israel.
6 E disse Jehovah a Josua: não temas perante suas faces, que a manhã como a estas horas eu os darei todos feridos perante a face dos filhos de Israel: seus cavallos deceparás, e seus carros queimarás a fogo.
7 E Josua, e toda a gente de guerra com elle veio apresuradamente sobre elles a as aguas de Merom: e derão nelles de repente.
8 E Jehovah os deu em mão de Israel, e os ferirão, e os seguirão até a grande Sidon, e até Misrephoth-Maim, e até o valle de Mispé ao Oriente, e ferirao-os até que nenhum delles deixarão de resto.
9 E fez-lhes Josua, como Jehovah lhe dissera: seus cavallos decepou, e seus carros queimou a fogo.
10 E naquelle mesmo tempo tomou Josua, e tomou a Hazor, e a seu rei ferio a espada: porquanto Hazor d`antes era a cabeça de todos estes Reinos.
11 E a toda alma, que nella havia, ferirão a fio da espada, pondo-a em interdito; nada do que folgo tinha, ficou de resto: e a Hazor queimou com fogo.
12 E Josua tomou todas as cidades destes reis, e todos seus reis, e ferioos a fio da espada, pondo os em interdito: como mandara Moyses servo de Jehovah.
13 Tam somente os Israelitas não queimarão as cidades, que esta vão sobre seus outeiros: salvo somente Hazor, a qual Josua queimou.
14 E todos os despojos destas cidades, e o gado, os filhos de Israel saqueárão para si: tam somente a todos os homens ferirão a fio da espada, até que os destruirão, nada do que folgo tinha, deixárão de resto.
15 Como mandára Jehovah a Moyses seu servo, assim Moyses mandou a Josua: e assim Josua o fez; nem tirou huma palavra de tudo o que Jehovah mandára a Moyses.
16 Assim Josua tomou toda aquella terra, as montanhas e todo o sul, e toda a terra de Gosen, e as prainuras, e as campanhas, e as montanhas de Israel, e suas prainuras.
17 Desdo monte calvo, que sube a Seir, até Baal Gad, no valle do Libano, ás raizes do monte de Hermon: tambem tomou todos seus reis, e os ferio, e os matou.
18 Por muitos dias Josua fez guerra contra todos estes reis.
19 Não houve cidade, que fizesse paz com os filhos de Israel, senão os Heveos, moradores de Gibeon: por guerra as tomarão todas.
20 Porquanto de Jehovah vinha, que seus corações endurecessem, a sahir ao encontro a Israel com guerra, para os pôr em interdito, por se não ter piedade delles: mas para os destruir todos, como Jehovah mandára a Moyses.
21 Naquelle tempo veio Josua, e desarraigou aos Enaquins das montanhas, de Hebron, de Debir, de Anab, e de todas as montanhas de Juda, e de todas as montanhas de Israel: Josua os poz em interdito com suas cidades.
22 Nenhum dos Enaquins ficou de resto na terra dos filhos de Israel: somente ficarão de resto em Gaza, em Gath, e em Asdod.
23 Assim Josua tomou toda esta terra, conforme a tudo o que Jehovah dissera a Moyses: e Josua a deu em herança aos filhos de Israel, conforme a suas repartições, conforme a suas tribus: e a terra repousou da guerra.