Josué 4
1 ACONTECEO pois que, acabando todo o povo de passar o Jordão, fallou Jehovah a Josua, dizendo.
2 Tomai-vosdo povo doze varões, de cada tribu hum varão.
3 E mandai-lhes, dizendo: tomai-vos d`aqui do meio do Jordão, do lugar do assento dos pés dos sacerdotes, e preparai doze pedras: e passai-as com vosco, e prantai-as no alojamento, em que haveis de passar esta noite.
4 Chamou pois Josua aos doze varões, que fizera ordenar dos filhos de Israel: de cada tribu hum varão.
5 E disse-lhes Josua: passai diante da Arca de Jehovah vosso Deos, ao meio do Jordão: e levantai-vos cadahum huma pedra sobre seu hombro, conforme ao numero das tribus dos filhos de Israel.
6 Para que isto seja por sinal entre vósoutros: quando vossos filhos amanhã perguntarem, dizendo: que vos significão estas pedras?
7 Então lhes direis, que as aguas do Jordão se partirão diante da face da Arca do concerto de Jehovah; passando ella pelo Jordão, as aguas do Jordão se partirão: assim que estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.
8 Fizerão pois os filhos de Israel assim como Josua tinha mandado, e levantárão doze pedras do meio do Jordão, como Jehovah dissera a Josua, conforme ao numero das tribus dos filhos de Israel: e passárão-as comsigo ao alojamento, e as prantárão ali.
9 Levantou Josua tambem doze pedras no meio do Jordão, no lugar do assento dos pés dos sacerdotes, que levavão a Arca do concerto: e ali estão até o dia de hoje.
10 Parárão-se pois os sacerdotes, que levavão a Arca, no meio do Jordão em pé, até que tudo se cumprio, quanto Jehovah a Josua mandara dizer ao povo, conforme a tudo quanto Moyses tinha mandado a Josua: e apresurouse o povo, e passou.
11 E succedeo que, como todo o povo acabou de passar: então passou a Arca de Jehovah, e os sacerdotes perante a face do povo.
12 E passarão os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, e a meia tribu de Manasse, armados diante da face dos filhos de Israel: como Moyses lhes tinha dito.
13 Quasi até quarenta mil homens de guerra armados passarão diante da face de Jehovah para batalha, ás prainuras de Jericho.
14 Naquelle mesmo dia Jehovah engrandeceo a Josua diante dos olhos de todo Israel: e temérão-o, como havião temido a Moyses, todos os dias de sua vida.
15 Fallou pois Jehovah a Josua, dizendo.
16 Manda aos sacerdotes, que levão a Arca do testemunho, que subão do Jordão.
17 Então mandou Josua aos sacerdotes, dizendo: subi do Jordão.
18 E aconteceo que, como os sacerdotes, que levavão a Arca do concerto de Jehovah, subirão do meio do Jordão, e as plantas dos pés dos sacerdotes se posérão em seco: as aguas do Jordão se tornárão a seu lugar, e forãose como hontem e ante hontem, a todas suas ribanceiras.
19 Subio pois o povo do Jordão aos dez do mez primeiro: e alojárão em Gilgal, da banda oriental de Jericho.
20 E as doze pedras, que havião tomado do Jordão, levantou Josua em Gilgal.
21 E fallou aos filhos de Israel, dizendo: quando amanhã vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: que significão estas pedras?
22 Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco por este Jordão.
23 Porque diante de vossas faces Jehovah vosso Deos fez secar as aguas do Jordão, até que passasseis por elle: como Jehovah vosso Deos fez ao mar vermelho, que fez secar perante nossa face, até que passámos por elle.
24 Para que todos os povos da terra conheção a mão de Jehovah, que he forte: para que tema is a Jehovah vosso Deos todos os dias.