1 Pedro 2
1 DEIXANDO pois toda malicia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas murmuraçoes,
2 Desejai affectuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por elle vades crescendo:
3 Se porém ja gostastes que o Senhor he benigno.
4 Ao qual chegando-vos, como a huma pedra viva, dos homens em verdade reprovada, porém para com Deos eleita e preciosa:
5 Tambem como pedras vivas, vos edificai por casa espiritual e santo sacerdocio, para offerecer sacrificios espirituaes, a Deos agradaveis por Jesu-Christo.
6 Pelo que tambem na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a principal pedra da esquina, eleita, e preciosa: e quem nella crer não será confundido.
7 Assim que para vós os que credes, preciosa vos he: mas para os rebeldes se diz: a pedra que os edificadores reprovarão, essa foi feita por cabeça da esquina, e por pedra de tropeço, e por penha de escandalo:
8 A saber para aquelles que tropeção em a palavra, sendo rebeldes, para o que tambem forão ordenados.
9 Mas vósoutros sois a geração eleita, o sacerdocio real, a gente santa, e o povo acquirido: para que denuncieis as virtudes daquelle que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz:
10 Vós que d'antes não ereis povo, mas agora sois o povo de Deos: que d'antes não alcançáreis misericordia, mas agora alcançastes misericordia.
11 Amados, como a peregrinos e forasteiros vos amoesto, que vos abstenhais das concupiscencias carnaes, que contra a alma militão.
12 Tendo vossa conversação honesta entre as Gentes: para que em o que de vós, como de malfeitores, falão mal, no dia da visitação glorifiquem a Deos, pelas boas obras que em vós virem.
13 Portanto sujeitai-vos a toda ordenação humana por amor do Senhor: seja ao Rei como a Superior:
14 Seja aos Governadores, como aos que delle são enviados, para castigo em verdade dos malfeitores, mas para louvor dos que bem fazem.
15 Porque assim he a vontade de Deos, que bem fazendo, tapeis a boca á ignorancia de homens loucos:
16 Como libertos, e não como tendo a liberdade por cobertura de malicia, senão como servos de Deos.
17 Honrai a todos: amai a fraternidade: temei a Deos: honrai ao Rei.
18 Vósoutros servos, sujeitai-vos com todo temor a vossos Senhores, não somente aos bons e humanos, mas tambem aos rigorosos.
19 Porque cousa agradavel he, se alguem, por causa da consciencia para com Deos, sofre molestias, padecendo injustamente.
20 Porque, que louvor he, se peccando, sois abofeteados e o sofreis? Mas se fazendo bem, sois affligidos, e o sofreis; isso he agradavel a Deos.
21 Porque para isto sois chamados, pois tambem Christo por nós padeceo, deixando-nos exemplo, para que sigais suas pisadas.
22 O qual não commetteo peccado, nem engano em sua boca foi achado.
23 O qual quando o injuriavão, não tornava a injuriar: e quando padecia, não ameaçava: mas se remettia áquelle que justamente julga:
24 O qual mesmo levou nossos peccados em seu corpo sobre o madeiro: para que mortos para os peccados, vi vamos para a justiça: por cuja ferida sarastes.
25 Porque ereis como ovelhas desgarradas: mas agora ja estais convertidos ao Pastor e Bispo de vossas almas.