Juízes 1
1 E ACONTECEO que depois da morte de Josua. e todos os dias dos Anciãos, qne ainda viverão muito depois de Josua, e sabião toda a obra, que Jehovah tinha feito a Israel.
2 E disse Jehovah: Juda subirá: eis que lhe dei esta terra em sua mão.
3 Então disse Juda a Simeon seu irmâo: sube comigo em minha sorte, e pelejemos contra os Cananeos, e tambem eu comtigo subirei em tua sorte: assim Simeon partio com elle.
4 E subio Juda, e Jehovah lhe deu em sua mão aos Cananeos e aos Pherezeos: e ferírão delles em Bezek a dez mil varões.
5 E achárão a Adoni-Bezek em Bezek, e pelejárão contra elle: e ferírão aos Cananeos, e aos Pherezeos.
6 Porem Adoni-Bezek fugio, e o seguírão, e ? prendérão, e lhe cortárão os polegares das mãos e dos pés.
7 Então disse Adoni-Bezek: setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavão as migalhas debaixo de minha mesa; como fiz, assim Deos me pagou: e ? trouxerão a Jerusalem, e morreo ali.
8 Porque os filhos de Juda pelejárão contra Jerusalem, e a tomárão, e a ferírão a fio da espada: e a cidade poserão a fogo.
9 E depois os filhos de Juda descendérão a pelejar contra os Cananeos, que habitavão nas montanhas, e no Sul, e nas prainuras.
10 E partira Juda contra os Cananeos, que habitavão em Hebron; (era porem d`antes o nome de Hebron, Kiriath-Arba:) e ferirão a Sesai, e a Ahiman, e a Thalmai.
11 E d`ali partira contra os moradores de Debir: e era d`antes o nome de Debir, Kiriath-Sepher.
12 E disse Caleb, quem ferir a Kiriath-Sepher, e a tomar, lhe darei a minha filha Achsa por mulher.
13 E a tomou Othniel, filho de Kenaz, o irmão de Caleb, menor que elle: e Caleb lhe deu a sua filha Achsa por mulher.
14 E foi que vindo ella a elle, persuadio-lhe, que pedisse hum campo a seu pai; e ella se apeou do asno saltando: e Caleb lhe disse, que tens?
15 E ella lhe disse: dáme alguma bemdição; pois me déste terra seca, dáme tambem bulhões de aguas: e Caleb lhe deu os bulhões altos, e os bulhões baixos.
16 Tambem os filhos do Keneo, sogro de Moyses, subirão da cidade das palmas com os filhos de Juda ao deserto de Juda, que está ao Sul de Arad: e forão, e habitárão com o povo.
17 Foi pois Juda com Simeon seu irmão, e ferirão aos Cananeos, que habitavão em Sephath: e a poserão em interdito, e chamárão o nome desta cidade, Horma.
18 Tomou mais Juda a Gaza com seu termo, e a Ascalon com seu termo, e a Ecron com seu termo.
19 E foi Jehovah com Juda, e despovoou as montanhas: porem não expellio aos moradores do valle; porquanto tinhão carros ferrados.
20 E dérão Hebron a Caleb, como Moyses dissera: e d`ali expellio aos tres filhos de Enak.
21 Porem os filhos de Benjamin não expellirão aos Jebuseos, que habitarão em Jerusalem: antes os Jebuseos habitarão com os filhos de Benjamin em Jerusalem, até o dia de hoje.
22 E subio tambem a casa de Joseph a Bethel: e foi Jehovah com elles.
23 E fez a casa de Joseph espiar a Bethel: e foi d`antes o nome desta cidade, Luza.
24 E virão os espias a hum varão, que sahia da cidade: e disserão-lhe; mostra-nos ora a entrada da cidade, e usaremos comtigo de beneficencia.
25 E mostrando-lhes elle a entrada da cidade, ferirão a cidade a fio da espada: porem a aquelle varão, e a toda sua familia deixarão ir.
26 Então aquelle varão se foi á terra dos Hetheos: e edificou huma cidade, e chamou seu nome Luza; este he seu nome até o dia de hoje.
27 Nem Manasse expellio a Beth-Sean, nem aos lugares de sua jurdição; nem a Thaanak, com os lugares de sua jurdição; nem aos moradores de Dor, com os lugares de sua jurdição; nem aos moradores de Jibleam, com os lugares de sua jurdição; nem aos moradores de Megiddo, com os lugares de sua jurdição: e quizerão os Cananeos habitar na mesma terra.
28 E foi que, esforçando-se Israel, fez aos Cananeos tributarios: porem não os expellio de todo.
29 Tam pouco expellio Ephraim aos Cananeos, que habitavão em Gezer: antes os Cananeos habitavão em meio delle, em Gezer.
30 Tam pouco expellio Zebulon aos moradores de Kitron, nem aos moradores de Nahalol: porem os Cananeos habitavão em meio delle, e forão tributarios.
31 Tam pouco Aser expellio aos moradores de Acco, nem aos moradores de Sidon: como nem a Achlab, nem a Achsib, nem a Chelba, nem a Aphik, nem a Rechob.
32 Porem os Asseritas habitarão em meio dos Cananeos, que habitavão na terra: porquanto os não expellião.
33 Tam pouco Naphtali expellio aos moradores de Beth-Semes, nem aos moradores de Beth-Anath; mas habitou em meio dos Cananeos, que habitavão na terra: porèm forão lhes tributarios os moradores de Beth-Semes e Beth-Anath.
34 E apertárão os Amoreos aos filhos de Dan até ás montanhas: porque nem os deixavão descender ao valle.
35 Tambem os Amoreos quizerão habitar nas montanhas de Heres, em Ajalon, e em Saalbim: porém a mão da casa de Joseph se carregou, e ficárão tributarios.
36 E foi o termo dos Amoreos desda subida de Akrabbim: desda penha, e d`ali para riba.