Juízes 2
1 E SUBIO o Anjo de Jehovah de Gilgal a Bochim: e disse: de Egypto vos fiz subir, e vos trouxe á terra, que a vossos pais tinha jurado, e dito; nunca invalidarei meu concerto com vosco.
2 E quanto a vosoutros, não fareis concerto com os moradores desta terra, antes derribareis seus altares: mas vosoutros não obedecestes a minha voz: porque fizestes isto?
3 Pelo que tambem eu disse: de diante de vossa face os não expellirei: antes estarão a vossas ilhargas, e seus deoses vos serão por laço.
4 E foi que, fallando o Anjo de Jehovah estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou sua voz, e chorou.
5 Pelo que chamárão a aquelle lugar, Bochim: e sacrificarão ali a Jehovah.
6 E havendo Josua enviado ao povo, forão-se os filhos de Israel, cada qual a sua herdade, a possuir a terra em herança.
7 E servio o povo a Jehovah todos os dias de Josua, e todos os dias dos Anciãos, que vivérão largo tempo depois de Josua, e virão toda aquella grande obra de Jehovah, que fizéra a Israel.
8 Falecendo porem Josua filho de Nun, servo de Jehovah, de idade de cento e dez annos:
9 E sepultando-o no termo de sua herdade,em Thimnath-Heres,no monte de Ephraim, ao Norte do monte de Gaas.
10 E congregada toda aquella geração a seus pais, outra geração após elles se levantou, que não conhecia a Jehovah, nem tam pouco a obra, que fizéra a Israel.
11 Então fizerão os filhos de Israel o que parecia mal em olhos de Jehovah: e servirão aos Baalins.
12 E deixárão a Jehovah o Deos de seus pais, que os tirára da terra de Egypto, e forão-se após outros deoses, dentre os deoses das gentes, que havia do redor delles, e encurvárão-se a elles: e provocárão a Jehovah a ira.
13 Porquanto deixarão a Jehovah: e servirão a Baal e a Astharoth.
14 Pelo que a ira de Jehovah se encendeo contra Israel, e os deu em mão dos roubadores, e roubárão-os: e vendeo-os em mão de seus inimigos do redor; e não poderão mais parar perante a face de seus inimigos.
15 Por onde quer que sahião, a mão de Jehovah era contra elles para mal; como Jehovah tinha dito, e como Jehovah lh`o tinha jurado: e esta vão em muito aperto.
16 E despertou Jehovah Juizes, que os livrárão da mão dos que os roubarão.
17 Porèm tam pouco ouvírão aos Juizes, antes fornicarão após outros deoses, e encurvárão-se a elles: asinha se desviãrão do caminho, em que andárão seus pais, ouvindo os mandamentos de Jehovah; o que não fizerão assim.
18 E quando Jehovah lhes despertava Juizes, Jehovah era com o Juiz, e livrava-os da mão de seus inimigos, todos os dias daquelle Juiz: porquanto Jehovah se arrependia por seu gemido, por causa dos que os apertavão e oprimião.
19 Porèm era que, em o Juiz falecendo, tornavão e se corrompião mais que seus pais, andando após outros deoses, servindo-os, e encurvando-se a elles: nada deixavão cahir de suas obras, nem de seu duro caminho.
20 Pelo que a ira de Jehovah se encendeo contra Israel: e disse; porquanto este povo traspassou meu concerto, que tinha mandado a seus pais, e não dérão ouvidos á minha voz;
21 Tam pouco desapossarei mais diante delles a ninguem das gentes, que Josua deixou, morrendo:
22 Para por ellas provar a Israel, se hão de guardar o caminho de Jehovah, para por elle andarem, (como seus pais o guardárão,) ou não.
23 Assim Jehovah deixou ficar aquellas gentes, e não as desterrou logo: nem as entregou em mão de Josua.