1 Samuel 22
1 ENTÃO David se retirou d`ali, e se escapou na caverna de Adullam: e ouvirão-o seus irmãos e toda a casa de seu pai, e descendérão ali a elle.
2 E ajuntárão-se a elle todo varão afflicto, e todo varão endividado, e todo varão de alma agravada, e foi maioral delles: assim que houve com elle como até quatro centos homens.
3 E foi-se David d`ali a Mispe dos Moabitas: e disse ao rei dos Moabitas, deixa estar meu pai e minha mai comvosco, até que saiba o que Deos ha de fazer de mim.
4 E trouxe-os perante o rei dos Moabitas: e ficárão com elle, todos os dias que David esteve no lugar forte.
5 Porem o Profeta Gad disse a David; não te fiques naquelle lugar forte: vai-te, e entra em terra de Juda: então David se foi, e se veio ao bosque de Chereth.
6 E ouvio Saul, que ja se sabia de David e dos varões, que estavão com elle: e estava Saul em Gibea de baixo de hum arvoredo em Rama, e sua lança tinha em sua mão, e todos seus criados estavão com elle.
7 Então disse Saul a todos seus criados, que estavão com elle; ouvi ara, filhos de Jemini: dará vos tambem o filho de Isai a todos vosoutros terras e vinhas? a todos vosoutros porá por Maioraes de milhares, e por Maioraes de centenas?
8 Que todos vós outros conspirastes contra mim, e ninguem ha que me descubra ao ouvido, que meu filho tem feito alliança com o filho de Isai, e nenhum dentre vós ha que se doa de mim, e m`o descubra ao ouvido: pois meu filho tem despertado a meu servo contra mim, para armar-me ciladas, como se vé neste dia.
9 Então respondeo Doeg o Edumeo, que tambem estava com os criados de Saul, e disse: ao filho de Isai vi vir a Nob, a Ahimelech filho de Ahitub.
10 O qual consultou por elle a Jehovah, e proveo o de mantimento: e deu-lhe tambem a espada de Goliath, o Philisteo.
11 Então o rei mandou chamar a Achimelech sacerdote, filho de Ahitub, e a toda a casa de seu pai, os sacerdotes, que estavão em Nob; e todos elles viérão ao rei.
12 E disse Saul, ouve ora, filho de Ahitub: e elle disse; eis-me aqui, Senhor meu.
13 Então lhe disse Saul; porque conspirastes contra mim, tu e o filho de Isai? pois déste-lhe pão e espada, e consultaste por elle a Deos, para que se levantasse contra mim a armar-me ciladas, como se vé neste dia?
14 E respondeo Achimelech ao rei, e disse; e quem entre todos teus criados ha tam fiel, como David, e o genro d`el rei, proseguindo em tua obediencia, e honrado em tua casa?
15 Comecei porventura hoje a consultar por elle a Deos? nunca tal haja em mim! não imponha el rei cousa nenhuma a seu servo, ??? à toda a casa de meu pai; pois teu servo não soube nenhuma cousa de todas estas, grande nem pequena.
16 Porem o rei disse; Achimelech, morrerás de morte: tu e toda a casa de teu pai.
17 E disse o rei aos de sua guarda, que estavão com elle, virai-vos, e matai aos sacerdotes de Jehovah; porquanto tambem sua mão he com David, e porquanto soubérão, que fugia, e m`o não descubrírão ao ouvido: porem os criados do rei não quizérão estender suas mãos, para arremeter contra os sacerdotes de Jehovah.
18 Então disse o rei a Doeg; virate tu, e arremete contra os sacerdotes: então se virou Doeg, o Edumeo, e elle arremeteo contra os sacerdotes, e matou naquelle dia oitenta e cinco varões, que vestião Ephod de linho.
19 Tambem a Nob, cidade destes sacerdotes ferio a fio da espada, desdo varão até a mulher, desdos meninos até os mamantes: e até aos bois, e asnos, e ovelhas, ferio-a fio da espada.
20 Porem escapou-se hum dos filhos de Achimelech, filho de Ahitub, cujo nome era Abiathar: o qual fugio apos David.
21 E Abiathar denunciou a David, que Saul tinha matado aos sacerdotes de Jehovah.
22 Então David disse a Abiathar, bem sabia eu naquelle dia, que estando ali Doeg, o Edumeo, não deixaria de denunciálo a Saul: eu dei a causa contra todas as almas da casa de teu pai.
23 Fica-te comigo, não temas; porque quem procurar minha morte, tombem procurará a tua: pois estarás guardado comigo.