1 Samuel 23
1 E FOI denunciado a David, dizendo: eis que os Philisteos pelejão contra Keila, e saquéão as eiras.
2 E consultou David a Jehovah, dizendo; irei eu, e ferirei a estes Philisteos? e disse Jehovah a David; vai, e ferirás aos Philisteos, e livrarás a Keila.
3 Porem os varões de David lhe dissérão, eis que tememos aqui em Juda: quanto mais indo a Keila contra os esquadrões dos Philisteos.
4 Então David tornou a consultar a Jehovah; e Jehovah lhe respondeo, e disse; levanta-te, descende a Keila que te dou em tua mão aos Philisteos.
5 Então David se partio com seus varões a Keila, e pelejou contra os Philisteos, e levou seus gados, e fez grande estrago entre elles: e David livrou aos moradores de Keila.
6 E succedeo que, acolhendo se Abiathar, filho de Achimelech, a David a Keila, descendeo com o Ephod em sua mão.
7 E foi denunciado a Saul, que David era vindo a Keila: e disse Saul, Deos o entregou em minhas mãos; pois está encerrado, entrando em cidade de portas e ferrolhos.
8 Então Saul mandou chamar a todo o povo á peleja: para que descendessem a Keila, a cercar a David e a seus varões.
9 Entendendo pois David, que Saul maquinava este mal contra elle, disse a Abiathar sacerdote; traze aqui o Ephod.
10 E disse David; Jehovah, Deos de Israel, teu servo de certo tem ouvido, que Saul procura vir a Keila, a destruir a cidade por amor de mim.
11 Entregar-me-hão os cidadãosde Keila em sua mão? descender Saul, como teu servo tem ouvido? ah Jehovah, Deos de Israel! faze o saber a teu servo: e disse Jehovah; descenderá.
12 Disse mais David, entregar-mehião os cidadões de Keila a mim, e a meus varões em mãos de Saul? e disse Jehovah; entregarião.
13 Então se levantou David com seus varões, como até seis centos, e sahírão-se de Keila, e forão-se aonde pudérão: e sendo denunciado a Saul, que David escapára de Keila, cessou de sahir contra elle.
14 E David se esteve no deserto em os lugares fortes, e ficou-se em hum monte no deserto de Ziph: e Saul o buscava todos os dias, porem Deos não o entregou em sua mão.
15 Vendo pois David, que Saul sahira a lhe procurar a morte, David se esteve no deserto de Ziph em hum bosque.
16 Então Jonathan filho de Saul se levantou, e se foi a David ao bosque: e confortou sua mão em Deos.
17 E disse-lhe; não temas, que a mão de Saul meu pai te não achará, porem tu reinarás sobre Israel, e eu serei comtigo o segundo: o que tambem Saul meu pai bem sabe.
18 E ambos fizérão allianca perante a face de Jehovah: e David se ficou no bosque, e Jonatlian se tornou a sua casa.
19 Então subirão os Zipheos a Saul a Gibea, dizendo: não se escondeo David entre nós, nos lugares fortes no bosque, no outeiro de Hachila, que está á mão direita de Jesimon?
20 Agora pois, ó Rei, apresuradamente descende conforme a todo o desejo de tua alma: que a nós cabe o entregar em mãos d`el Rei.
21 Então disse Saul, bemditos vosoutros de Jehovah, que vos compadecestes de mim.
22 Ide pois, e apercebei tudo ainda mais, e sabei e notai seu lugar, aonde tem seu caminho, quem o haja visto ali: porque me foi dito, que he astutissimo.
23 Pelo que bem attentai, e informai vos ácerca de todos os escondedouros, em que se esconde; e então vos tornai a mim com toda certeza, e ir-mehei comvosco; e será que, se estiver naquella terra, o buscarei entre todos os milhares de Juda.
24 Então se levantárão, e se forão a Ziph diante de Saul: David porem e seus varões se estavão no deserto de Maon, na campanha, á mão direita de Jesimon.
25 E Saul e seus varões se forão em busca delle; o que denunciárão a David, que descendeo á aquella penha, e se ficou no deserto de Maon: o que Saul ouvindo, seguio a David ao deserto de Maon.
26 E Saul hia desta banda do monte, e David e seus varões da outra banda do monte: e foi que David se apresurou a se escapar de Saul; Saul porem a seus varões cercarão a David e a seus varões, para lançar mão delles.
27 Então veio hum mensageiro a Saul, dizendo: apresura-te, e vem, que os Philisteos com impeto entrárão na terra.
28 Pelo que Saul se tornou de seguir após David, e foi se ao encontro aos Philisteos: por esta razão aquelle lugar se chamou Sela Machlecoth.
29 E SUBIO David d`alli, e ficou-se nos lugares fortes de Engedi.