1 Samuel 4

1 E FOI a palavra de Samuel a todo Israel: e Israel sahio ao encontro á peleja aos Philisteos, e poserão-se em campo junto a Eben-Haezer; e os Philisteos campearão junto a Aphek.

2 E os Philisteos se poserão em ordem de batalha, para sahir ao encontro a Israel; e estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos Philisteos: porque ferirão na batalha em campo quasi a quatro mil homens.

3 E tornando o povo ao arraial, dissérão os anciãos de Israel; porque Jehovah nos ferio hoje diante dos Philisteos? de Silo nos tomemos a Arca do concerto de Jehovah, e venha ao meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos.

4 Enviou pois o povo a Silo, e trouxérão de lá a Arca do concerto de Jehovah dos exercitos, que habita entre os Cherubins: e os dous filhos de Eli, Hophni e Pinehas estavão ali com a Arca do concerto de Deos.

5 E foi que, vindo a Arca do concerto de Jehovah ao arraial, todo Israel jubilou com grande jubilo, que a terra estremeceo.

6 E ouvindo os Philisteos a voz do jubilo, disserão; que voz de tão grande jubilo he esta no arraial dos Hebreos? então soubérão, que a Arca de Jehovah era vinda ao arraial.

7 Pelo que os Philisteos se atemorizárão; porque dizião; Deos veio ao arraial: dizião mais, ai de nós! que tal não succedeo hontem nem ante-hontem.

8 Ai de nós! quem nos livrará da mão destes grandiosos Deoses? estes são os Deoses, que ferirão aos Eypcios com toda plaga, junto ao deserto.

9 Esforçai-vos, e sede varões, ó Philisteos, para que por ventura não venhais a servir aos Hebreos, como elles servirão a vosoutros: sede pois varões, e pelejai.

10 Então pelejárão os Philisteos, e Israel foi ferido, e fugirão cada hum a suas tendas; e fez-se tão grande estrago, que cahirão de Israel trinta mil homens de pè.

11 E foi tomada a Arca de Deos: e os dous filhos de Eli, Hophni e Pinehas morrérão.

12 Então correo da batalha hum varão de Benjamin, e chegou o mesmo dia a Silo: e trazia seus vestidos rotos, e terra sobre sua cabeça.

13 E chegando elle, eis que Eli estava assentado sobre huma cadeira, atalaiando á huma banda do caminho; porquanto seu coração estava tremeno pela Arca de Deos: entrando pois aquelle varão a denunciar isto na cidade, toda a cidade gritou.

14 E ouvindo Eli a voz do grito, disse; que voz de alvoroço he esta? então aquelle varão se apresurou, e veio, e o denunciou a Eli.

15 (E era Eli de idade de noventa e oito annos: e seus olhos estavão tão escurecidos, que ja não podia ver.)

16 E disse aquelle varão a Eli; eu sou o que venho da batalha; porque eu fugi hoje da batalha: e disse elle, que cousa succedeo, filho meu?

17 Então respondeo o que trazia as novas, e disse; Israel fugio de diante da face dos Philisteos, e tambem grande desfeita houve entre o povo: de mais disto tambem teus dous filhos, Hophni e Pinehas morrérão, e a Arca de Deos he tomada.

18 E succedeo que, fazendo elle menção da Arca de Deos, Eli cahio da cadeira para tras, da banda da porta, e o toutiço se lhe quebrou, e morreo; porquanto o varão era velho e pesado; e elle tinha julgado a Israel quarenta annos.

19 E estando sua nora, a mulher de Pinehas prenhe, e perto para parir, e ouvindo estas novas de que a Arca de Deos era tomada, e que seu sogro e seu marido morrérão. encurvou-se, e pario; porquanto as dores lhe sobreviérão.

20 E quasi ao tempo que se hia morrendo, dissérão as mulheres, que esta vão com ella; não temas, porque tens parido filho: porem ella não respondeo, e nisso não pôs o coração.

21 E chamou ao menino, Icabod; dizendo: a gloria he levada de Israel: porquanto a Arca de Deos fora levada presa, e por amor de seu sogro, e de seu marido.

22 E disse; de Israel a gloria he levada presa: pois he tomada a Arca de Deos.