2 Reis 1
1 Depois da morte de Acabe, Moabe revoltou-se contra Israel.
2 Acazias sofreu uma queda da sacada do seu quarto, no palácio de Samaria e não se recuperava de seus ferimentos; então mandou chamar alguns mensageiros e ordenou-lhes: ´Ide consultar Báal Zebul, Baal-Zebube, o Príncipe, deus de Ecrom, a fim de saber se ficarei curado deste mal`.
3 Mas o Anjo de Yahweh disse a Elias, o tesbita: ´Prepara-te e vai ao encontro dos mensageiros do rei de Samaria, e questiona-lhes: ´Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?
4 Agora, assim diz Yahweh, o SENHOR: ´Não descerás do leito ao qual subiste, mas com certeza morrerás!` E Elias partiu.
5 Os mensageiros retornaram para junto de Acazias, que lhes indagou: ´Por que voltastes?
6 Eles lhes informaram: ´Um homem veio ao nosso encontro e nos admoestou: ´Voltai ao rei que vos enviou e dizei-lhe: ´Assim fala Yahweh, o SENHOR: Acaso não existe Deus em Israel? Por qual razão mandaste consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por este motivo não te levantarás mais desse leito sobre o qual estás prostrado e certamente nele morrerás!`
7 Então o rei lhes inquiriu: ´Qual era a aparência do homem que vos encontrou e vos transmitiu estas palavras?`
8 E eles lhes explicaram: ´Era um homem que usava vestes de pêlos e tinha um cinto de couro. Então ele prontamente exclamou: ´É Elias, o profeta de Tisbé!`
9 O rei mandou um capitão com uma tropa de cinquenta soldados procurar Elias. Logo depois o capitão encontrou Elias sentado no alto de uma colina, e lhe chamou: ´Homem de Deus, o rei ordena que desças!`
10 Mas Elias retrucou ao capitão com seus cinquenta soldados: ´Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e extermine a ti e aos teus cinquenta homens!` E, naquele mesmo instante, rompeu um fogo arrasador do céu e consumiu o oficial e todos os seus soldados.
11 Então o rei insistiu e enviou outro chefe de tropa com cinquenta guerreiros. Este também ordenou ao profeta: ´Ó homem de Deus, assim convoca o rei: ´Desce depressa!``
12 Elias, do mesmo modo, respondeu a esse oficial: ´Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e extermine a ti e aos teus cinquenta homens!` Em seguida, o fogo de Deus desceu do céu e consumiu também este oficial e seus cinquenta soldados.
13 Diante disso, enviou o rei, pela terceira vez, um outro capitão com sua tropa de cinquenta guerreiros. E o terceiro oficial, subindo até o profeta, colocou-se de joelhos diante de Elias e rogou-lhe: ´Ó homem de Deus, suplico-te que considere por preciosa a minha vida e a vida destes cinquenta homens que me acompanham, pois somos teus servos.
14 Ora, o fogo de Deus desceu do céu e destruiu os dois primeiros chefes de tropas de cinquenta e todos os seus soldados; porém peço-te que agora tenhas misericórdia da minha vida.
15 Então o Anjo de Yahweh orientou Elias, dizendo: ´Desce com este homem; não tenhas receio!` Elias prontamente se levantou e desceu com o oficial e foram ter com o rei.
16 Ao chegar diante do rei, falou Elias: ´Assim diz Yahweh, o SENHOR: ´Por que mandaste mensageiros consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?` Porventura não há Deus em Israel, para consultares a sua Palavra? Portanto, deste leito em que deitaste não te erguerás jamais, mas com toda a certeza morrerás.`
17 E, de fato, Acazias morreu conforme Yahweh, o SENHOR, havia determinado por intermédio de Elias. Como não tinha filhos, Iehoram, Jorão, seu irmão, ascendeu ao trono em seu lugar. Jorão começou a reinar no segundo ano de Jeorão, rei de Judá, filho de Josafá.
18 Todos os demais atos e realizações do rei Acazias estão escritos nos registros da História dos Reis de Israel.